Por meio da Portaria 544/12 do Inmetro, todos os pneus vendidos no
Brasil a partir de outubro de 2016, sejam eles fabricados em solo
nacional ou importados, deverão ser etiquetados com três critérios de
eficiência: resistência ao rolamento, que influencia a eficiência no
consumo de combustível, aderência no molhado e ruído externo. A medida
deverá ajudar o consumidor a esclarecer possíveis dúvidas na hora de
escolher o pneu mais adequado para seu veículo.
O Programa
Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é regulamentado pelo Inmetro, padroniza a
aplicação de etiquetas com o objetivo de fornecer informações sobre o
desempenho dos pneus, considerando atributos como eficiência energética,
segurança e impacto ambiental, que podem influenciar a escolha do
consumidor, possibilitando decisões de compra mais conscientes.
Dentre os três critérios definidos pelo INMETRO, a Resistência ao
Rolamento está relacionada à eficiência energética e ao consumo de
combustível de veículos. Ou seja, quanto menor o consumo, menor o
impacto no meio ambiente, pois reduz a emissão de CO2. Já a aderência ao
piso molhado é um indicador do desempenho de segurança de um pneu e
fornece informações no que diz respeito à aderência em pisos molhados.
Por fim, o Ruído Externo, medido em decibéis, traz informações
importantes sobre o nível de impacto no ambiente.
A etiqueta
deverá ser aplicada em todos os pneus de construção radial para
automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas, bem
como nos de construção radial para caminhões e ônibus para aplicação nos
serviços Regional, Regional Severo, Rodoviário, Urbano e Misto. Há
exceções conforme o regulamento.
Para os critérios resistência ao rolamento e aderência no molhado
serão atribuídas graduações de A a G, de acordo com a eficiência nos
testes para a aferição de ruído, haverá três ondas. Uma onda negritada
significará o menor nível de ruído externo, enquanto as três ondas
negritadas representarão o maior nível de ruído externo, de acordo com
os resultados de testes de ruído externo.
É importante ressaltar
que os critérios têm uma graduação mínima e, caso o produto esteja
abaixo do limite estabelecido, não poderá ser vendido no Brasil, sendo
de responsabilidade dos fabricantes, importadores de pneus, além de seus
revendedores e distribuidores, assegurar que todos os pneus em oferta
estejam com suas etiquetas no ponto de venda.
A Goodyear considera fundamentais e promete entregar, além dos três
critérios exigidos pelo Inmetro, aqueles que são direcionadores de
compra dos consumidores, como quilometragem, dirigibilidade no molhado,
frenagem no molhado, aquaplanagem em reta, aquaplanagem em curva,
dirigibilidade no seco, frenagem no seco, resistência ao rolamento,
ruído externo e ruído interno.
Segundo o cronograma divulgado, a
partir de outubro de 2016 todos os pneus fabricados e importados deverão
ser etiquetados, respeitando os limites mínimos. A partir de abril de
2017 todos os pneus comercializados por fabricantes ou importados
deverão ser etiquetados, assim como os pneus do estoque do fabricante. A
última etapa, prevista para abril de 2018, contempla todos os pneus
comercializados no mercado local, envolvendo também os pneus do estoque
da revenda.
Fonte: Uol
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