terça-feira, 17 de março de 2015

Caixa continua na liderança em ranking de queixas contra bancos de grande porte


Image result for Caixa continua na liderança em ranking de queixas contra bancos de grande porteA Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar, pela terceira vez consecutiva, no ranking de queixas contra bancos com mais de 2 milhões de clientes. Em fevereiro, clientes registraram 887 reclamações procedentes contra a instituição, que teve índice de 11,84 pontos, de acordo com a metodologia do Banco Central (BC). Os dados foram divulgados hoje (16).
Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte ficou o HSBC, com 85 queixas e índice de 8,29. Em terceiro, vem o Santander, com 211 queixas e 6,69 pontos. O Banrisul ocupou o quarto lugar, com 22 queixas e pontuação de 5,62, e o Bradesco, o quinto lugar, com 399 reclamações e 5,31 pontos.
O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.
As irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações ocuparam o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 579 queixas por esse motivo em janeiro. Em segundo lugar, ficou o débito em conta não autorizado pelo cliente, com 224 reclamações. A terceira posição foi ocupada pela restrição à realização de portabilidade de operação de crédito, com 194 menções.
Por fim, a recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento e as irregularidades no fornecimento de documento para liquidar antecipadamente operação de crédito consignado tiveram, respectivamente, 155 e 111 queixas. No total, houve 2.593 reclamações em fevereiro.
A Agência Brasil entrou em contato com as assessorias dos cinco bancos que lideram a lista, para que as instituições se manifestassem sobre o ranking. A Caixa Econômica Federal enviou nota dizendo que valoriza as informações e reclamações dos clientes e as utiliza como subsídio para melhorar e modernizar seu atendimento. “A redução das reclamações e o aumento da solução são prioridades do banco. A Caixa revisa permanentemente seus serviços e produtos”, diz o comunicado.
Também por meio de nota, o HSBC disse que avalia todas as demandas recebidas pelos canais oficiais de atendimento e que tem feito mudanças significativas. “Com o cliente no centro de tudo, o banco tem realizado alterações significativas no modelo de gestão e atendimento e ressalta que segue os mais altos padrões de qualidade para atender aos pontos levantados nas avaliações”, destaca o texto.
O Santander, por sua vez, afirmou que tem trabalhado continuamente na melhoria de seus processos, ofertas e atendimento para torná-los mais simples e ágeis, aumentando a satisfação dos consumidores. Já o Bradesco disse que “cada um dos registros dos clientes é cuidadosamente avaliado e todas as medidas necessárias são tomadas no sentindo de garantir maior satisfação”.
A assessoria de comunicação do Banrisul não se manifestou sobre o ranking do Banco Central.
Fonte: Agência Brasil

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