Em todo o país aumentam as reclamações dos chamados apaguinhos,
interrupções frequentes do fornecimento de energia por problemas
técnicos. Depois de um barulhão, descobre-se que o transformador pegou
fogo e a rua ficou sem luz por 24 horas.
"Quando vai ligar para
eles lá é uma dificuldade para falar. Fica só aquela musiquinha no
ouvido da gente, é um transtorno", conta o comerciante Milton Pinto.
Na
Aneel, as reclamações de falta de luz cresceram 127,6 % em 2014. Ao
todo, 17 das 63 concessionárias do país tiveram mal desempenho e
perderam posições no ranking da agência, que avalia a qualidade do
fornecimento. É o caso, por exemplo, da Eletropaulo, da Celpe, de Pernambuco, e a pior delas: a AES-Sul, do Rio Grande do Sul.
A
Aneel quer ir além das fiscalizações. Exigiu que 16 empresas
apresentem, em abril, um diagnóstico e um plano de resultados para
corrigir as falhas em até dois anos.
"Nós temos o compromisso de a
cada três meses nós vamos fazer reuniões periódicas trimestrais com
essas empresas pra verificar se aquele plano de resultado que foi
apresentado ele está sendo cumprido, e se vai chegar naquele resultado
que nós estamos esperando", diz Reive Barros, diretor da Aneel.
O que devo fazer?
Durante
o apagão, a pessoa deve contabilizar quanto tempo a luz demorou a ser
restabelecida e registrar queixa na concessionária. Isso porque o
consumidor pode ter direito a receber um desconto na conta dois meses
depois da interrupção no fornecimento de energia.
O pagamento de
compensações financeiras cresceu mais de 100 milhões no ano passado.
Carlos diz que teve prejuízos com um apagão. "A televisão do comércio
estava queimada, a minha fatiadeira, fatiadeira de frios, que é de
extrema necessidade no meu comércio, também tinha queimado", diz o
comerciante Carlos Eduardo Silva Reis.
Caso fique comprovado que o dano foi causado por falha energética, a concessionária também é obrigada a pagar pelo conserto.
Posição das empresas
A Celpe informou que tem um plano regular de melhoria, e que tem intensificado os investimentos em tecnologia.
A
Eletropaulo atribui a queda no ranking a eventos climáticos atípicos,
como tempestades severas e quedas de árvores e diz que a qualidade do
serviço vem melhorando desde 2010.
A AES Sul também atribuiu as interrupções de energia a temporais.
Fonte: Reclame Aqui
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