segunda-feira, 30 de março de 2015

Consumidor continuará a pagar a mais por energia em abril


Conta de energia
Sistema de bandeiras tarifárias opera com as cores verde, amarela e vermelha, indicando se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade(Fotoarena/VEJA)
As bandeiras tarifárias de energia elétrica permanecerão vermelhas em todas as regiões do país em abril, indicando custos elevados na geração de eletricidade, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As bandeiras estão vermelhas desde janeiro. A cor indica que o consumidor deve pagar 5,50 reais adicionais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O sistema de bandeiras tarifárias, introduzido no início deste ano, repassa para as tarifas das distribuidoras de energia custos de geração de eletricidade.
Entenda - O sistema de bandeiras tarifárias opera com as cores verde, amarela e vermelha, indicando se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade, para os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Assim, o consumidor poderá identificar qual a bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, sem desperdício, explica a Aneel.
Com as bandeiras tarifárias, o custo da energia mais cara, diante do acionamento de térmicas, será repassado mensalmente para os consumidores, aliviando o dispêndio de caixa das distribuidoras no curto prazo.
A aplicação das bandeiras tarifárias, além de reduzir os gastos das distribuidoras no curto prazo, também permitirá que os consumidores tenham informações mais claras sobre o custo de energia, podendo reduzir o consumo, se assim decidirem.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário