Estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal
de Educação Financeira Meu Bolso Feliz indica que 73% dos consumidores
têm uma noção errada sobre o que é estar endividado. De acordo com o
levantamento, apenas 28% dos consumidores dizem estar endividados no
momento.
Para 52% dos consumidores, estar endividado significa ter
contas atrasadas; para 21%, é ter o nome registrado em entidades de
proteção ao crédito. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela
Kawauti, uma pessoa considerada endividada é aquela que tem parcelas a
vencer, de compras que foram divididas ou de empréstimos feitos.
"Quando
estas parcelas ficam pendentes por conta de atraso, a pessoa passa de
endividada para inadimplente, esteja o nome registrado em serviços de
devedores em atraso ou não", diz a economista, em nota.
Quanto a
atraso no pagamento das contas, durante 2014, 41% dos entrevistados
admitiram ter atrasado ao menos uma conta. Entre aqueles que conseguiram
quitar a dívida, 75% afirmam ter feito em até um mês - esse número
passa para 82% no caso do cheque especial e 58% no caso de empréstimos.
De
acordo com o levantamento, houve um aumento médio de 69% entre o valor
inicial e o final da dívida, depois de dois anos, após a cobrança de
multas e juros pelos credores.
Entre os consumidores entrevistados
que ficaram negativados em 2014, 54% já conseguiu limpar o nome e 53%
já tinha estado com o nome sujo anteriormente. A principal medida
adotada para sair dessa situação foi a tentativa de negociar com as
empresas para quais os consumidores estão devendo, segundo o estudo.
Foram
ouvidos 662 consumidores acima de 18 anos, de ambos os sexos e de todas
as classes sociais nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,7 pontos
percentuais com margem de confiança de 95%.
Fonte: G1
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