segunda-feira, 16 de março de 2015

Saiba quais são as principais queixas de consumidores contra empresas de telefonia

TIM está entre as empresas que serão auditadas pelo TCUCobranças indevidas, publicidade enganosa, dificuldade de cancelamento de linha e falta de sinal são alguns dos motivos que mais irritam clientes de operadoras de telefonia celular, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) e pelo site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). A telefonia só perde para o comércio virtual, no que diz respeito ao número de reclamações, segundo Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui. Por conta disso, o Tribunal de Contas da União pretende fazer uma auditoria nas empresas que atuam no país.
Somente em 2013, a categoria telefonia fixa e celular registrou 675.237 reclamações. Em 2014, o número mais do que dobrou, chegando a 1.412.874. O total de queixas contra o campeão da lista passou de 1.195.230, em 2013, para 2.706.072, em 2014.
— Todas as categorias de serviços recebem cada vez mais reclamações. O problema é que o índice de solução na categoria telefonia foi de 0%, enquanto no comércio eletrônico a maioria das empresas respondeu às questões num curto espaço de tempo, solucionando os casos — disse o diretor.
Há alguns anos, segundo Felipe Paniago, os bancos é que lideravam a lista de queixas. Mas isso vem mudando:
— As instituições financeiras começaram a demonstrar preocupação com o cliente, tentando resolver. As empresas de telefonia não respondem e não resolvem, só monitoram. Não dão a atenção.
Ainda sem data para ocorrer, a auditoria na Oi, na TIM, na Vivo, na Claro e em outras empresas, além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está em fase de preparação pelo TCU.
Confira o ranking:
1-Cobrança indevida (Inclusão de fidelizações e multas indevidas);
2-Inclusão de serviços não-requeridos;
3-Descumprimento de oferta/publicidade enganosa;
4-Falhas técnicas e de serviço/não-realização de manutenção;
5-Não-prestação de informação/Atendimento à demanda;
6-Cancelamentos não efetuados;
7-Portabilidades sem desvinculação;
8-Negativação;
9-Descumprimento contratual;
10-Combos parcialmente efetivados.
Fonte: Extra

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