Na hora de escolher um cartão de crédito, o consumidor se mostra mais
preocupado com os custos, como anuidade e juros, do que com os
benefícios que a empresa está oferecendo, segundo revela levantamento
elaborado pela consultoria CVA Solutions.
Segundo o estudo, os pesos estão divididos da seguinte forma: 58%
para os custos e 42% para os benefícios. Em relação aos custos, a
anuidade (51%) é mais relevante do que os juros (49%).
Benefícios
Já em relação aos benefícios, o item cujo valor é mais percebido pelo consumidor é a segurança, com peso de 22% na hora de escolha. Em segundo lugar, vem a imagem do cartão (17%), seguida de promoções e ofertas e programas de recompensa, ambos com peso de 16%.
Já em relação aos benefícios, o item cujo valor é mais percebido pelo consumidor é a segurança, com peso de 22% na hora de escolha. Em segundo lugar, vem a imagem do cartão (17%), seguida de promoções e ofertas e programas de recompensa, ambos com peso de 16%.
Ainda em relação aos benefícios, o peso dos serviços oferecidos é de
14%, enquanto o de atendimento é de 9% e o de aceitação e operação com
cartão de crédito é de 6%. O levantamento foi feito com 6.956
consumidores, sendo que a maioria (63,9%) tem entre 18 e 45 anos.
Valor percebido
Dos entrevistados, 62,8% era do sexo masculino, enquanto o restante (37,2%) do feminino. Já o número médio de cartões de crédito por pessoa é de 2,2.
Dos entrevistados, 62,8% era do sexo masculino, enquanto o restante (37,2%) do feminino. Já o número médio de cartões de crédito por pessoa é de 2,2.
A pesquisa também comparou o valor percebido pelos consumidores em
diversos segmentos da indústria. Em uma escala de 1 a 10, a nota dos
cartões de crédito foi de 7,14. Essa nota superou, por exemplo, os
planos de saúde, com nota de 6,54.
Porém, perdeu para uma série de setores, como varejo on-line (8,72), hoteis (8,03) e títulos de capitalização (7,60).
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