sexta-feira, 6 de abril de 2012

Instituição Australiana alerta sobre os riscos das baterias e pilhas em forma de botão para crianças

A Comissão de Consumo e Competitividade Australiana, responsável pelo segurança dos produtos nos País, alerta os consumidores sobre os riscos, ainda pouco conhecidos, do uso contínuo de pilhas e baterias – que têm formato de botão e/ou moeda – conforme imagem ao lado – encontradas em controles remotos e outros aparelhos domésticos eletrônicos.
A Instituição elaborou uma campanha em conjunto com a Energizer (fabricante de pilhas) e a Kidsafe  (Fundação para Prevenção de Acidentes Infantis na Austrália) alertando pais e responsáveis que esse tipo de produto pode ser facilmente ingerido pelas crianças podendo alojar-se na garganta. Dessa forma, a saliva imediatamente dispara uma corrente elétrica, causando uma reação química que pode queimar gravemente o esôfago em menos de duas horas.  A campanha convoca os pais a manter as baterias fora do alcance das crianças e os orienta a buscar ajuda rapidamente em caso de ingestão.
De acordo com autoritades Autralianas, estima-se que quatro crianças por semana na Austrália procuram um serviço de emergência com uma lesão causada pela bateria em forma de botão ou moeda. A frequência com que esse tipo de acidente vem ocorrendo no País revela que a consciência dos riscos associados ao produto é preocupantemente baixa.
A campanha teve uma enorme adesão dos varejistas e das empresas o que é fundamental para divulgar a mensagem de segurança para a sociedade nos pontos de vendas do País.
As orientações disseminadas nessa campanha também servem de alerta para os pais brasileiros, uma vez que também temos aqui vários produtos que possuem esse tipo de bateria. Sendo assim, as sugestões são:
-    Verificar os dispositivos, conferindo se o compartimento da bateria é seguro, ou seja, se não abre com facilidade;
-    Manter as pilhas em formato de moedas ou botões e dispositivos de modo geral fora da vista e do alcance das crianças;
-    Descarte as baterias antigas imediatamente;
-    Em caso de ingestão ou de suspeita de que a criança engoliu a pilha botão se dirigja imediatamete a um atendimento de emergência.
- Por último, contar aos outros sobre essa ameaça e compartilhar essas orientações.
Essas pilhas e baterias são encontrados em aparelhos de uso diário, tais como:
dispositivos de controle remoto, que destravam as portas do carro e controle de alto-falantes MP3, calculadoras, auxiliares auditivos, balanças de banheiro, luzes de leitura entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário