sábado, 28 de abril de 2012

Aumentaram as buscas e apreensões de veículos Consumidor evita a busca e ainda recebe dinheiro de volta

Parece aquela história da cobra que come a si própria pelo rabo, mas é verdade.
Os recordes de vendas de carros, registrados há alguns meses, agora são recordes de inadimplência (que dobrou) e de apreensão de veículos por falta de pagamento.
A aprovação do crédito, que antes contemplava 70% dos compradores a prazo, agora só atende a 50%. Os outros 50%  não têm  como usar financiamento para comprar  automóveis.
O que está acontecendo? Nada mais do que vimos falando aqui há alguns meses:  muita euforia e pouco dinheiro no mercado,  juros ainda extorsivos, taxas e mais taxas que ninguém explica,  imprudência dos compradores, etc...
Boa parte do que a nova classe média vem comprando é na base do cartão, cheque especial e empréstimo. Boa parte dessa classe não tem dinheiro para mais nada, a não ser sobreviver e tentar pagar dívidas.

Endividamento e suicídios tomam conta da Europa
Fiquemos atentos ao que acontece hoje na Europa: crescem continuamente os índices de suicídios de pessoas falidas ou tremendamente endividadas por causa da crise que chegou por lá.São  principalmente trabalhadores e microempresários, numa faixa etária entre 30 e 50 anos.
Aqui, os juros estão tão altos e cobrados compostos (juros sobre juros), que já há bancos baixando-os para acompanhar a Caixa e o Banco do Brasil, sem qualquer dificuldade (têm muita gordura para queimar).
Financiar carro é muito lucrativo e a garantia do negócio é o próprio carro.Tanto é assim, que muitos bancos torcem para o cliente não pagar, para que eles possam tomar-lhe o veículo  e revendê-lo em leilão.
E os estoques de carros tomados dos compradores estão subindo. Os leilões já estão concorrendo com  as revendas.
Esse atravancamento do mercado, que se aproxima, é uma conseqüência natural  que o governo já previa quando resolveu reduzir o IPI de várias categorias de produtos, ordenar aos bancos estatais que baixassem os juros e  cobrar dos industriais mais investimentos em suas fábricas.
As montadoras, mesmo querendo ganhar muito, também fazem alguns sacrifícios e  lançam modelos mais simples.
Buscas e Apreensões e Juros por atraso – totalmente ilegais
Entretanto, o ator da cadeia automotiva que  mais atrapalha a fluidez do mercado são os bancos e seus escritórios de cobrança.
Além de quererem  ganhar ,muito, eles ainda usam e abusam de apreensão completamente irregular de veículos em atraso de pagamento.
 
Banco é condenado a devolver dinheiro à consumidor
Por isso,  os compradores que vão à justiça quase sempre ganham a causa. É o caso do  nosso associado, o Sr Cláudio que, como a maioria, acabou chegando  a dever algumas prestações do veículo financiado e  começou a sentir o peso das cobranças excessivas.E quase teve o seu veículo tomado pelo banco.
Quando recorreu à ABC, a Associação  prontamente aplicou uma perícia minuciosa no seu fluxo de pagamentos do Sr Cláudio para o banco e percebeu as cobranças em excesso.
Recebendo a perícia detalhada, a Justiça  deu ganho de causa ao consumidor, estabelecendo que todas os valores cobrados a maiores sejam retirados do financiamento, bem como proibiu a cobrança de juros sobre juros(comum nos financiamentos). 
-Num encontro de contas, o banco ainda teve de devolver ao consumidor parte do dinheiro(R$ 4.850,00) que havia cobrado a mais dele.
Por esse exemplo do sr Cláudio, voltamos a insistir  junto aos srs leitores: em caso de atraso de prestações em financiamento de veículo, não pense duas vezes e não se arrisque a ficar sem o carro e ainda permanecer devendo e com o nome sujo: recorra imediatamente à Justiça, porque, na quase totalidade dos casos, você está sendo roubado e ainda pode receber um bom troco de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário