terça-feira, 17 de abril de 2012

Festa de formatura: veja seus direitos e o que deve ser feito para evitar prejuízos

Todos querem festejar a formatura, seja ela do ensino fundamental, médio ou de uma graduação. Mas o que pode ser uma festa de encerramento de uma fase importante na vida do estudante pode virar um pesadelo, se alguns cuidados não forem tomados antes de fechar um contrato com uma empresa de formatura.
No último fim de semana, alunos do ensino médio de São Paulo tiveram o baile de formatura cancelado sem aviso prévio pela empresa Lility Eventos. Os alunos e convidados só tiveram conhecimento de que não haveria a festa ao chegar ao local e encontrar as portas do salão de festas fechadas e sem nenhum funcionários para dar explicações do corrido.
Para não passar por isso, o Procon-SP ( Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) recomenda que as comissões de formaturas, geralmente responsáveis pela negociação com as empresas, prestem muita atenção antes fechar um contrato com este prestador de serviços.
DicasSegundo a assessora técnica do Procon- SP, Fátima Lemos, as comissões devem pesquisar o que é mais importante para os alunos em termos de preço e qualidade.
Ao escolher as empresas que irão concorrer para a realização da festa, a comissão deve solicitar algumas informações aos representantes da empresa, como registro e certificado de condições financeiras. Esse tipo de certificado pode evitar sustos, no caso de a empresa não prestar o serviço contratado.
Fátima explica também que é importante pesquisar a idoneidade da empresa, consultando sites de reclamações, redes sociais e o próprio Procon (telefone 151), no Cadastro de Empresas Reclamadas.
Deve ser solicitado à empresa que detalhe tudo que foi combinado no contrato de prestação de serviço, desde a comida a ser servida, incluindo as marcas das bebidas, até mesmo os detalhes da decoração, e coloque os valores de todos o serviços.
Cuidado com as cláusulas do contrato que muitas vezes pode ser abusivas. Fátima ressalta que no contrato não podem existir cláusulas dizendo que o local e data do evento podem ser mudados a qualuqer momento, por exemplo.
Outro dado importante é referente à exclusividade fotográfica. Os alunos devem negociar com a empresa e insistir que seja autorizado fotografar dentro do evento. A empresa também não pode exigir a compra de álbuns e o mínimo de fotos que devem ser compradas.
Pergunte também se a empresa possui algum tipo de seguro e opte pelas que tiverem.
AcompanhamentoApós o fechamento do contrato, a comissão deve exigir um representante do pós-venda da empresa. Esse funcionário ficará responsável por informar o andamento do evento.
O formando deve acompanhar todo o processo até o dia da festa. É importante saber em que situação está a festa, se já foram contratados a banda e o bufê, solicitar degustação do que será servido na festa e pedir para participar de eventos realizados pela prestadora.
Vistorie o local onde será realizado o evento, verifique se tem estacionamento e se o valor está incluído. Veja a segurança do lugar e se é de fácil acesso.
Festa canceladaNo caso dos formando da Lilitty Eventos, o Procon-SP notificou a empresa a prestar esclarecimentos e apresentar proposta de solução coletiva para os consumidores lesados.
Os alunos que ingressaram com ação judicial terão direito à reparação dos danos materiais e morais sofridos. Segundo o Procon-SP, nesses casos, além da empresa, os sócios também podem responder pessoalmente pelos danos causados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário