quarta-feira, 18 de abril de 2012

Brasil sai do topo do ranking de maior juro real do mundo

O Brasil, que antes ocupava a primeira posição no ranking de países com a maior taxa de juro real do mundo, perdeu esta posição para a Rússia, de acordo com estudo preparado pelo analista econômico da Cruzeiro do Sul Corretora / Apregoa.com, Jason Vieira.
E nesta quarta-feira (18), o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulga a nova taxa básica de juro da economia, a Selic.
Na reunião de hoje, a maior parte dos analistas prevê um corte de 0,75 ponto percentual, para 9% ao ano, mas, mesmo assim, o Brasil deve se manter em segundo lugar no ranking. Para perder este posto, a Selic deveria cair 1,5 ponto percentual, passando para 8,25% ao ano.
Cenários
Se o Copom confirmar as expectativas e reduzir os juros para 9% ao ano, a taxa de juro real do Brasil ficaria em 3,4% a.a., a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Rússia (4,2% ao ano).
Se houver queda de 0,5 p.p., a taxa iria para 3,6% a.a. A tabela abaixo mostra diferentes cenários e inclui também o improvável corte de 1,5 ponto percentual, que tiraria o Brasil do segundo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário