A Universidade Federal do Rio Grande do Norte divulgou
recentemente, que utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/Sisu), para
o ingresso na instituição a partir de 2013, em no mínimo 50% das vagas. Para o
processo seletivo de 2014, não haverá mais o vestibular, sendo integramente
utilizado o Enem, A decisão já foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão (Consepe). Durante o Seminário
de Avaliação do Vestibular, realizado no dia 17 de março deste ano, a reitora
Ângela Maria Paiva Cruz anunciou que a UFRN é a única instituição do Nordeste
que ainda adota o vestibular tradicional como critério de ingresso. Para a
diretora do Complexo Educacional Contemporâneo, Irany Xavier, a adoção do Enem
não será um problema para quem já esta se preparando para estas mudanças.
"O Enem é uma realidade no País, e acompanhando a tendência de várias instituições de ensino superior de utilizar o exame como processo de seleção, temos consciência da possibilidade de acontecer o mesmo na UFRN. Por isso, estamos investindo na qualificação de todos os professores para prepararem nossos alunos desde da educação infantil", disse a educadora.
Para isso, o Contemporâneo convidou, no último sábado (14), o mestre em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), Igor Paim, para falar com os professores sobre as perspectivas que o Enem traz para educação.
"O Enem precisa ser reconhecido como um processo irrevogável. Ele mudou a forma de aprendizado do ensino médio, mas deve ser construído desde os primeiros anos dos alunos nas escolas", explicou Paim.
Segundo o especialista, o educador deve contextualizar as matérias em sala de aula, para ajudar o estudante na resolução de questões de exames. "A prova do Enem exige do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos", ressaltou. Ainda de acordo com Igor Paim, o conteúdo das disciplinas foi reduzido, para que seja valorizada essa capacidade do aluno de trabalhar o conhecimento. Durante a palestra, ele citou exemplos de como fazer esta contextualização.
Além das palestras, no último sábado durante amanhã e na sexta-feira anterior, à noite, os professores tiveram aulas práticas e teóricas sobre as teorias da educação e apresentaram os planos de aula elaborados nas Oficinas oferecidas.
MUDANÇAS NO VESTIBULAR
De acordo com a resolução aprovada pelo Consepe, para o ingresso no ano de 2013 todos os cursos deverão oferecer, no mínimo, 50% das vagas disponíveis através do sistema unificado, ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso via vestibular.
"O Enem é uma realidade no País, e acompanhando a tendência de várias instituições de ensino superior de utilizar o exame como processo de seleção, temos consciência da possibilidade de acontecer o mesmo na UFRN. Por isso, estamos investindo na qualificação de todos os professores para prepararem nossos alunos desde da educação infantil", disse a educadora.
Para isso, o Contemporâneo convidou, no último sábado (14), o mestre em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), Igor Paim, para falar com os professores sobre as perspectivas que o Enem traz para educação.
"O Enem precisa ser reconhecido como um processo irrevogável. Ele mudou a forma de aprendizado do ensino médio, mas deve ser construído desde os primeiros anos dos alunos nas escolas", explicou Paim.
Segundo o especialista, o educador deve contextualizar as matérias em sala de aula, para ajudar o estudante na resolução de questões de exames. "A prova do Enem exige do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos", ressaltou. Ainda de acordo com Igor Paim, o conteúdo das disciplinas foi reduzido, para que seja valorizada essa capacidade do aluno de trabalhar o conhecimento. Durante a palestra, ele citou exemplos de como fazer esta contextualização.
Além das palestras, no último sábado durante amanhã e na sexta-feira anterior, à noite, os professores tiveram aulas práticas e teóricas sobre as teorias da educação e apresentaram os planos de aula elaborados nas Oficinas oferecidas.
MUDANÇAS NO VESTIBULAR
De acordo com a resolução aprovada pelo Consepe, para o ingresso no ano de 2013 todos os cursos deverão oferecer, no mínimo, 50% das vagas disponíveis através do sistema unificado, ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso via vestibular.
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