Cada vez mais pessoas estão utilizando a internet no processo de compras de veículos e visitando menos os show rooms. Segundo estudo realizado pela Capgemini, empresa provedora de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, 67% dos brasileiros gostariam de comprar um carro pela internet e usariam qualquer canal de referência sobre o novo veículo.
Entre os consumidores, 94% disseram realizar uma pesquisa na web antes da compra e 71% dos entrevistados provavelmente comprariam um veículo se tivessem observado comentários positivos postados em redes sociais.
As mídias sociais e os conteúdos gerados pelos usuários têm influenciado cada vez mais o consumidor na hora de pesquisar sobre a concessionária e o veículo que pretende comprar.
Carros menoresO estudo também identificou que, mundialmente, cresce a preferência por carros menores. No Brasil, 67% dos consumidores disseram que compraria um carro pequeno, nos Estados Unidos, o índice é de 59% e, na Índia, o número chegou a 59%.
O número de consumidores que disseram que comprariam ou alugariam a mesma marca do veículo atual caiu de 65% em 2010 para 61% em 2011, o que mostra que a fidelidade à montadora está caindo.
A pesquisa foi realizada com oito mil consumidores no Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Rússia Reino Unido e Estados Unidos.
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