No primeiro trimestre de 2012, o Grupo Itaú lidera o ranking on line das 30 empresas que mais geram reclamações à Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Veja aqui a lista das empresas mais reclamadas nos três primeiros meses deste ano.
O ranking, atualizado diariamente e disponível no site do Procon-SP aponta que o grupo Itáu, formado por 20 empresas, gerou 2.647 atendimentos este ano e resolveu 91% dos casos na fase preliminar do atendimento, quando o Procon-SP emite a “Carta de Informações Preliminares” para buscar solução junto ao fornecedor.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o alto índice de solução do Itaú indica que órgão precisa aperfeiçoar o Serviço de Atendimento ao Consumidor. “A maioria dos casos foi resolvida quando fomos acionados pelo cliente do banco, isso quer dizer que a instituição poderia investir mais no atendimento feito pelo SAC para evitar o prejuízo do consumidor e o descontentamento com o serviço prestado”.
Depois do Itaú, as empresas Telefônica, Bradesco, Claro e Embratel, são, respectivamente, as empresas que mais geram queixas ao Procon-SP.
A Nextel, que ocupa o 24º lugar do ranking, com 284 reclamações no trimestre, é a empresa que menos resolve o problema do consumidor. Dos casos reclamados, apenas 51% são solucionados quando a Nextel recebe a CIP do Procon-SP. Veja aqui o ranking das empresas mais reclamadas, de acordo com o índice de solução dos casos.
Lançado em no Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, o ranking on line divulga no site www.procon.sp.gov.br o nome das empresas mais reclamadas desde janeiro de 2012 (clicar a opção “Atendimento”), a lista das irregularidades (clicar na lupa) e empresas que fazem parte do grupo de negócios (clicar nas barrinhas). Se quiser saber o índice de casos solucionados pelas empresas basta clicar “Índice de Solução” ao entrar no ranking.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário