A nova edição do boletim Consumo e Saúde, publicada em março pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destaca os cuidados que o consumidor deve ter ao comprar água sanitária.
De acordo com o boletim, na formulação da água sanitária é proibida a adição de corantes, fragrâncias ou substâncias que possam confundir o consumidor quanto ao seu uso. No seu rótulo, as inscrições devem ser legíveis e conter, ao menos, marca e nome do produto, categoria e destinação, cuidados de conservação, lote, data de fabricação e prazo de validade.
O boletim chama a atenção para os cuidados de conservação relativos à água sanitária, que deve ser guardada longe de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos e ser mantida fora do alcance de crianças e animais. As embalagens vazias devem ser inutilizadas, pois mantêm resíduos após a utilização. Em caso de acidentes, o consumidor deve seguir as orientações de socorro que constam no rótulo e levar o produto ao médico, a fim de orientá-lo no atendimento.
As denúncias de produtos com suspeitas de irregularidades devem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária ou enviadas para o e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da Anvisa (0800 642 9782), no Disque Saúde (0800 61 1997) e no Disque-Intoxicação (0800 722 6001), além do site www.anvisa.gov.br.
De acordo com o boletim, na formulação da água sanitária é proibida a adição de corantes, fragrâncias ou substâncias que possam confundir o consumidor quanto ao seu uso. No seu rótulo, as inscrições devem ser legíveis e conter, ao menos, marca e nome do produto, categoria e destinação, cuidados de conservação, lote, data de fabricação e prazo de validade.
O boletim chama a atenção para os cuidados de conservação relativos à água sanitária, que deve ser guardada longe de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos e ser mantida fora do alcance de crianças e animais. As embalagens vazias devem ser inutilizadas, pois mantêm resíduos após a utilização. Em caso de acidentes, o consumidor deve seguir as orientações de socorro que constam no rótulo e levar o produto ao médico, a fim de orientá-lo no atendimento.
As denúncias de produtos com suspeitas de irregularidades devem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária ou enviadas para o e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da Anvisa (0800 642 9782), no Disque Saúde (0800 61 1997) e no Disque-Intoxicação (0800 722 6001), além do site www.anvisa.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário