sexta-feira, 20 de abril de 2012

Saiba como funciona a portabilidade de crédito

Prevista na Resolução 3.401 do Banco Central do Brasil, a portabilidade de crédito pode ser uma opção para o consumidor que quer pagar menos juros para quitar a sua dívida.
Para realizar a portabilidade, o consumidor que tem um empréstimo ou financiamento deve pesquisar as condições oferecidas por outras instituições financeiras. Além disso, é importante prestar muita atenção se o número de parcelas será o mesmo ao transferir o empréstimo para não aumentar o tamanho da dívida.
Outro ponto que deve ser observado diz respeito a outras dívidas além do financiamento. Para crédito imobiliário, por exemplo, a transferência da dívida para outro banco pode não ser vantajosa pelos custos de cartório e tarifas para vistoria do imóvel.
A instituição financeira para a qual o débito está migrando deverá fazer a quitação diretamente com aquela que originou o crédito, eliminando, assim, a necessidade de participação direta do cliente para concretização da operação.
Cuidado com promessas vantajosas demais

Os Procons têm recebido relatos de consumidores que são abordados pelos “pastinhas” – correspondentes bancários que saem em busca de clientes em suas residências, trabalho e em locais de passeio público, tendo como alvo principal os idosos - com ofertas de descontos e outras supostas vantagens para a quitação de dívidas, que não se concretizam ao final da operação, trazendo prejuízo aos consumidores.

Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com um Órgão de defesa do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário