quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Queixas contra telefonia móvel ainda geram muita demanda depois da liberação da venda de chips, diz Procon-SP

Um mês depois da liberação da venda de chips pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas TIM, Claro, OI e Vivo ainda geram muita demanda à Fundação Procon-SP. O pior desempenho foi da TIM, que aumentou a média mensal de queixas em 60%, em relação ao primeiro semestre deste ano, seguida por OI (17%), Vivo (6%) e Claro (1%).
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o aumento da demanda não é um bom sinal, mas ainda é cedo para afirmar que o resultado da medida da Anatel, que suspendeu em julho a venda dos chips de celulares e exigiu das teles planos de melhoria da qualidade dos serviços, foi negativo. "Precisamos monitorar a conduta dessas empresas nos próximos meses para dar um diagnóstico correto sobre o setor".
Góes explica, ainda que a ampla divulgação da ação da agência reguladora pode ter estimulado o consumidor a reclamar, mas é preciso confirmar essa tendência. "De qualquer forma, continuamos cumprindo nosso papel no atendimento ao consumidor para garantir seus direitos, na participação de processos de regulação, fiscalizando e, se necessário, autuando empresas que insistam em desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor", conclui.
 
Reclamações de empresas de telefonia móvel – 2012

Empresa   Total
                1º sem   Média mensal de reclamações
                                entre janeiro e junho                Reclamações de 3 ago a
                                                                                      2 set                          Variação %*

TIM          1.324                221                                          354                                  60%
OI               980                163                                          191                                 17%
VIVO          745               124                                           132                                  6%
CLARO   1.896               316                                          319                                  1%
 
Os principais problemas apresentados pelos consumidores ao Procon-SP são cobrança indevida (como por exemplo a alteração de planos pré para pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de dados ou serviços de entretenimento não solicitados, além da dificuldade de fazer o cancelamento); e serviços não fornecidos (funcionamento precário, falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente, além da velocidade dos serviços de internet abaixo da contratada.

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