Um mês depois da liberação da venda de chips pela Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel), as empresas TIM, Claro, OI e Vivo ainda
geram muita demanda à Fundação Procon-SP. O pior desempenho foi da TIM,
que aumentou a média mensal de queixas em 60%, em relação ao primeiro
semestre deste ano, seguida por OI (17%), Vivo (6%) e Claro (1%).
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o aumento da demanda não é um bom sinal, mas ainda é cedo para afirmar que o resultado da medida da Anatel, que suspendeu em julho a venda dos chips de celulares e exigiu das teles planos de melhoria da qualidade dos serviços, foi negativo. "Precisamos monitorar a conduta dessas empresas nos próximos meses para dar um diagnóstico correto sobre o setor".
Góes explica, ainda que a ampla divulgação da ação da agência reguladora pode ter estimulado o consumidor a reclamar, mas é preciso confirmar essa tendência. "De qualquer forma, continuamos cumprindo nosso papel no atendimento ao consumidor para garantir seus direitos, na participação de processos de regulação, fiscalizando e, se necessário, autuando empresas que insistam em desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor", conclui.
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o aumento da demanda não é um bom sinal, mas ainda é cedo para afirmar que o resultado da medida da Anatel, que suspendeu em julho a venda dos chips de celulares e exigiu das teles planos de melhoria da qualidade dos serviços, foi negativo. "Precisamos monitorar a conduta dessas empresas nos próximos meses para dar um diagnóstico correto sobre o setor".
Góes explica, ainda que a ampla divulgação da ação da agência reguladora pode ter estimulado o consumidor a reclamar, mas é preciso confirmar essa tendência. "De qualquer forma, continuamos cumprindo nosso papel no atendimento ao consumidor para garantir seus direitos, na participação de processos de regulação, fiscalizando e, se necessário, autuando empresas que insistam em desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor", conclui.
Reclamações de empresas de telefonia móvel – 2012
Empresa Total
1º sem Média mensal de reclamações
entre janeiro e junho Reclamações de 3 ago a
2 set Variação %*
TIM 1.324 221 354 60%
OI 980 163 191 17%
VIVO 745 124 132 6%
CLARO 1.896 316 319 1%
Os
principais problemas apresentados pelos consumidores ao Procon-SP são
cobrança indevida (como por exemplo a alteração de planos pré para
pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de dados ou
serviços de entretenimento não solicitados, além da dificuldade de fazer
o cancelamento); e serviços não fornecidos (funcionamento precário,
falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente, além da
velocidade dos serviços de internet abaixo da contratada.
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