quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como não se tornar refém da fidelização

Cresce o número de setores que usam os programas de acúmulo de pontos como estratégia de venda. Descubra como garantir seu direito na hora de resgatar o benefício


A ideia de fazer compras, acumular pontos e conseguir revertê-los em benefícios ficou conhecida na década de 1980 com os populares programas de milhagens adotados pelas companhias aéreas. Hoje, cada vez mais setores da economia apostam nesse filão como estratégia de venda. Postos de combustíveis, farmácias e livrarias são alguns exemplos de redes varejistas que oferecem esse sistema aos clientes. Mas, para evitar contratempos, é preciso ficar de olhos abertos. Somente em dezembro, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça notificou 29 empresas para prestarem esclarecimentos sobre seus programas de fidelidade. ?O consumidor enfrenta dificuldades para resgatar os produtos adquiridos?, afirma Veridiana Alimonti, advogada do Idec. Eduardo Gouveia, presidente da Multiplus, entidade que reúne 230 parceiros no programa de pontos, acredita que a estratégia dá ao consumidor a chance de tirar vantagens das despesas do dia a dia. Abaixo, saiba quando acumular pontos pode ser um bom negócio.

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