quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Gasolina fica mais cara nas bombas

A Petrobras reajustou, desde o primeiro minuto de hoje, o preço da gasolina em 6,6%. Já o diesel subiu 5,4%. Os preços dos combustíveis ainda não incluem os tributos CIDE, PIS/Cofins, além do ICMS. O anúncio foi feito no início da noite de ontem.
Conforme a companhia, o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da estatal, tentando alinhar o preço dos derivados de petróleo aos valores do mercado internacional, de uma maneira a obter equilíbrio no médio e longo prazo. Será o primeiro reajuste nas bombas de combustíveis em quase dez anos.
O aumento já era esperado, já que sem ele, a rentabilidade da estatal estava ameaçada. O ano não começou bem para os acionistas da companhia, e a expectativa é que o reajuste ajude a mudar a tendência. Ontem, no fechamento da Bolsa de Valores, as ações preferenciais da Petrobras recuavam 2,40% no ano.
Uma elevação no preço, esperada pela empresa, deve render à estatal R$ 600 milhões no caixa a partir deste mês, segundo cálculos feitos por especialistas do mercado. Quando o plano de negócios foi fechado, no ano passado, a presidente da empresa, Graça Foster, afirmou que o preço da gasolina estava com uma defasagem de 15%. Parte disso foi recomposta ainda em 2012, com o reajuste de 7,8% dado às refinarias, mas não chegou ao consumidor, pois a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) fora zerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário