quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Conheça os alimentos que ajudam a reduzir o mau hálito

O mau hálito é um problema que está presente na vida de milhares de pessoas. Para minimizá-lo, sabe-se que a higiene bucal é imprescindível, sem esquecer-se do limpador de língua. Com esses cuidados, é possível prevenir a formação da saburra lingual, aquela mancha esbranquiçada que fica no fundo da língua. Esse acúmulo de bactérias é responsável pelo mau cheiro na boca.

Para dar uma ajuda à escova, fio dental e limpador de língua, também vale cuidar da alimentação. A nutricionista funcional Christiane Vitola recomenda evitar o consumo de gorduras, como carnes gordurosas, pele de frango, margarina, queijos amarelos e creme de leite, uma vez que esses alimentos têm digestão mais lenta.

Segundo a nutricionista, estudos mostram que uma alimentação rica em sal também pode aumentar a halitose. “Portanto, reduza o consumo de sal e alimentos industrializados e temperos prontos, que contêm quantidades grandes de sódio”, diz. Por outro lado, é bom acrescentar ao cardápio ervas como salsa e hortelã, que são responsáveis por adoçar o hálito e auxiliar na digestão.

Outro ponto importante é se alimentar de três em três horas. Os períodos grandes em jejum aumentam a produção de substâncias que são eliminadas por meio da respiração e têm odor de acetona. Também deve ser frequente a ingestão de líquidos como água, sucos e chás. “Mínimo de 2 litros por dia”, sugere.

Alguns casos de halitose podem ser desencadeados a partir de uma deficiência de zinco. “Por isso é interessante ingerir carnes magras, oleaginosas – nozes, amêndoas, castanhas –, peixes e feijões”, aconselha.

 Para combater a halitos:

Goma de mascar – estimula a salivação e refresca o hálito.

Maçã, cenoura e pepino – esses alimentos fazem uma limpeza dental quando comidos crus e, assim, evitam o acúmulo de bactérias que podem causar mau hálito.

Laranja – estimula glândulas salivares e refresca o hálito.

Gengibre – ajuda no processo digestivo.

Hortelã – além de ajudar na digestão, refresca o hálito.

Água – estima as glândulas salivares e elimina resíduos do organismo.

Iogurte natural sem açúcar – diminui os níveis de gás sulfídrico, que causa mau hálito.

Salsa – a clorofila da salsa combate o odor da boca e é bactericida.

Chá de boldo – apesar de apenas uma 1% da causa do mau hálito ser de origem estomacal, o chá de boldo ajuda na digestão.

Canela em pau – é indicado como antisséptico bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário