Para equipar todas as 113.269 unidades até 2020, como prevê lei, seria necessária construção de 34 bibliotecas por dia.
Segundo estudo, 80,6% das escolas construídas entre 2008 e 2011 não têm biblioteca (Agência Brasil)
O
Brasil precisa construir 130.000 bibliotecas escolares até 2020 para
cumprir a lei 12.244, que obriga as instituições públicas e privadas de
ensino do país a manter um acervo mínimo de um livro para cada
estudante. Hoje, apenas 27,5% das escolas públicas têm bibliotecas.
Segundo levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com
base no Censo Escolar 2011, só para equipar a parcela carente das
113.269 unidades públicas até o prazo previsto em lei, seria necessária a
construção de 34 bibliotecas ao dia.
O estudo compara números do Censo 2011 com os de 2008 e revela que
mais de 80% das escolas construídas entre 2009 e 2011 não possuem
bibliotecas. Das 7.284 instituições inauguradas no período, pouco mais
de 1.500 contemplam o espaço de leitura.
Os estados mais carentes
são os das regiões Norte e Nordeste. Na rede municipal do Maranhão, só
6% das escolas têm bibliotecas. Apesar dos piores resultados se
concentrarem nesses áreas, São Paulo ostenta um dos piores índices do
ranking: 85% das unidades das redes estadual e municipais não têm
bibliotecas, totalizando 15.084 unidades carentes.
O prejuízo é
enorme: a edição 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, da
Fundação Pró-Livro, mostrou que as bibliotecas escolares são a principal
forma de acesso a livros entre crianças e jovens de 5 a 17 anos de
idades. "Isso mostra que só a legislação não é suficiente, porque tem
lei que realmente não pega", afirma Priscila Cruz, diretora do Todos
pela Educação.
As instituições de ensino infantil são as mais
prejudicadas. Enquanto 82% das escolas de ensino profissional e 52% das
de ensino médio construídas após 2008 possuem biblioteca, apenas 10% das
de ensino infantil têm o espaço. O número é um contrassenso, segundo
educadores, visto que é na faixa etária dos 5 anos que a criança está
descobrindo a língua escrita e precisa ser estimulada a ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário