A venda por meio de dispositivos móveis, como tablets e
smartphones, dobrou de 5% para 10% em 2012, segundo a Câmara Brasileira
de Comércio Eletrônico - camara-e.net. "Este número tende a crescer cada
vez mais em função do barateamento das novas tecnologias, tanto dos
smartphones quanto do acesso a internet banda larga e 3G, além da
entrada da nova geração no mercado consumidor", comentou, em nota, o
coordenador do Comitê de Varejo da instituição, Fábio Pereira.
As vendas por meio de iPads representam 51%, as de iPhone, 20%, e os demais aparelhos, 29%.
De
acordo com a camara-e.net, o Natal de 2012 (que representa para o
e-commerce brasileiro dois meses e meio de faturamento) chegou à marca
de R$ 3,1 bilhões de faturamento online, ante os R$ 2,6 bilhões
registrados em 2011.
Entre as cinco categorias de produtos
mais vendidos pela internet no Brasil destaca-se a de moda e acessórios,
pois não figurava entre as 20 maiores há cinco anos e, no primeiro
semestre do ano passado estava em terceiro lugar, segundo a pesquisa.
"Eletrodomésticos vêm em primeiro lugar, seguidos de saúde beleza e
medicamentos. Jornais e revistas, que já estiveram na dianteira, agora
estão em quarto. Em quinto vem informática.
A expectativa da
camara-e.net é que o Brasil feche 2012 com um total de 43 milhões de
e-consumidores e um faturamento de R$ 22,5 bilhões, acompanhando o
crescimento de 20% esperado para o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário