terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Liquidações de início de ano podem ser perigosas, veja como evitar dívidas

Geralmente no começo do ano, os preços de vários produtos que não foram vendido no fim do ano despencam. Nas liquidações os consumidores aproveitam e as ofertas, são tentadoras.
“Compras por impulso podem levar o consumidor ao superendividamento”, alerta a Serasa Experian. Para os economistas da instituição, o Natal foi bom para o varejo, significando que as pessoas já estão endividadas. Assim, aqueles que não conseguem controlar seus gastos devem evitar fazer compras sem necessidade.
A Serasa orienta os consumidores a aplicarem um planejamento a todo momento, para aproveitar as liquidações para adquirir apenas o que é necessário e vantajoso para o comprador.
Sedução
Antes de se deixar seduzir pelas ofertas, a pessoa deve fazer as contas e relacionar as dívidas que já tem, lembrando também daquelas já adquiridas nas compras do final do ano. “Só assim saberá se pode ou não aproveitar as liquidações do comércio”, orienta a Serasa.
Outro ponto importante é procurar evitar os prazos longos, pois eles implicam mais riscos e descontrole. “Quem se endivida no início do ano terá financiamentos por pelo menos todo o 1º semestre”, diz a instituição contando sobre o período em que há datas comemorativas importantes como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, nos quais o poder de compra do consumidor pode ficar menor neste períodos.
Além de tudo isso, é importante lembrar de outros gastos, que vão desde impostos de início de ano, como IPVA e IPTU, até férias e material escolar; em fevereiro, também existe o próprio Carnaval.
Confira algumas dicas elaboradas pela Serasa Experian para evitar o endividamento nas liquidações de começo de ano:
Espaço no orçamento
Anote no papel todas as dívidas para saber se há espaço no orçamento da família para novas compras. Considere que alguns meses já estão comprometidos com o pagamento destas contas.
Planeje tudo
Planeje as compras, desde uma roupa até uma geladeira. Reflita se está realmente precisando daquele produto. Discuta a necessidade da compra com a família e saia de casa com a relação exata do que precisa comprar. Isso evita as compras por impulso.
Não se esqueça dos gastos do início do ano
Como dito acima, além do pagamento de impostos – como IPVA e IPTU – e compra de material escolar e matrícula, existem as despesas de férias, como viagens, cinemas, passeios. Além de todos estes, o Carnaval acontece logo em fevereiro. Ou seja, mais gastos à vista.
Evitar parcelamentos longos
Se você evitar se estender com as parcelas, o risco de se tornar um superendividado será bem menor.
Datas e presentes
Como o primeiro semestre é cheio de datas comemorativas, tais como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, é bom ficar esperto e se planejar para não chegar nesses dias endividados e sem poder comprar os presentes necessários.
Cartão de crédito
Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que não se está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova dívida com ele.
Milagres e descontos
Por fim, cuidado com descontos milagrosos. Pesquise preços, a fim de saber se está fazendo um bom negócio ao comprar um produto em uma liquidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário