Inadimplência
é coisa séria, tanto para quem está em débito, quanto para a empresa ou
instituição que precisa ressarcir o valor. Cada vez mais são investidos
recursos tecnológicos e
também estratégicos para entender a necessidades e o perfil do
consumidor. Atenta a essa demanda, a Sotopietra, empresa especializada
na recuperação de crédito, investe no uso do SMS em parceria com a
Zenvia, líder em mobilidade corporativa.
Segundo
Thaís Clemente, diretora da Sotopietra, o recurso de SMS é muito
eficaz. “Conseguimos ampliar nossos resultados em 30%. Muito mais
assertivo do que o envio de cartas e contato telefônico que é apenas de
10% no máximo”, afirma. Para Thaís, além da tecnologia SMS ter um custo
mais competitivo, a cobrança é direta ao consumidor e ao mesmo tempo não
constrange. “Buscamos um atendimento customizado aos nossos clientes,
avaliando individualmente cada contrato. Portanto, o SMS foi a melhor
solução que encontramos. Traçamos o perfil do consumidor, gerenciamos as
operações bancárias ou crédito direto ao consumidor e então, enviamos o comunicado que sempre recebe quase 100% de leitura”, complementa.
Fábio
Viegas, executivo de negócios da Zenvia, esclarece que hoje muitos
clientes preferem receber o código de barras de sua negociação por SMS,
ou seja, um dia antes da fatura vencer, é enviado um SMS informando o
vencimento. “Muito mais que cobrar, o recurso permite fazer uma gestão
de todo o processo, assegurando um fluxo saudável para ambas as partes”, diz o executivo.
Thaís
reforça que o recurso do SMS é bem vindo nas três etapas de recuperação
de crédito, principalmente na fase inicial, para localizar o
inadimplente. “A primeira ação de nossos atendentes de PAs é enviar um
SMS para localizar o financiado, solicitando um contato. Esse volume
inicial de SMS é muito grande, e já garantimos grande retorno positivo
nas negociações”, explica. “A próxima etapa é a cobrança amigável, ou
seja, com 5, 10 e 15 dias de atraso no pagamento e depois a fase judicial, ambas também recebem reforço do SMS”, diz.
Outro
recurso da Zenvia utilizado pela Sotopietra é a “limpeza preditiva” que
consiste em identificar, por meio de um histórico os números inválidos,
uma espécie de averiguação instantânea e inteligente. “É um tipo de
recurso que elimina possíveis gastos com envios para números inválidos,
além de agilizar o processo. Só com esse recurso economizamos 12% nos
dois primeiros meses de utilização”, conclui Thaís.
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