Em 2012, houve recorde no número de tentativas de fraudes
contra os consumidores brasileiros. De acordo com a Serasa Experian,
entre janeiro e dezembro do ano passado ocorreram 2,14 milhões de
tentativas – quantidade recorde desde dezembro de 2010, quando começaram
os levantamentos. Em 2011 foram 1,96 milhão e em 2010, 1,87 milhão de
registros neste mesmo período.
O setor de telefonia e de serviços
lideraram as ocorrências em 2012. Serviços – que incluem seguradoras,
construtoras, imobiliárias e serviços em geral como pacotes turísticos,
salões de beleza, etc – foram 746.318 registros, ou seja, 35% do total.
Foi o setor com mais fraudes nas outras duas medições (34% em 2011 e 31%
em 2010).
Já o setor de telefonia passou a assumir a liderança em 2012, com
749.213 casos de tentativas de fraude: também com 35% dos registros.
Outros setores
O ranking da Serasa é composto também por bancos e financeiras (18% das tentativas de fraude), varejo (10%) e outros (2%).
O ranking da Serasa é composto também por bancos e financeiras (18% das tentativas de fraude), varejo (10%) e outros (2%).
Apesar
da alta nos setores em geral, houve queda na participação dos bancos
nas tentativas de fraude. Em 2010 eram 28% dos casos; em 2011 o índice
foi de 26% e em 2012, 18%. Segundo a Serasa, houve esta queda por conta
da retração na procura do crédito, sendo que, telefonia e serviços
aumentaram suas participações nas fraudes.
De acordo com a Serasa ,
a popularização da internet e das mídias sociais é apontada como um
fator impulsionador desse tipo de ação criminosa.
Para a Serasa, é
comum as pessoas fornecerem seus dados pessoais em cadastros na
internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. “Os
golpistas costumam até comprar telefone para ter um endereço e comprovar
residência (por meio de correspondência) e, assim, abrir contas em
bancos para pegar talões de cheque, além de cartões de crédito e fazer
empréstimos bancários em nome de outras pessoas”, relata a instituição.
O que fazer?
Estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas o RG ou o CPF em mãos de criminosos, já dobra a possibilidade da vítima sofrer uma fraude.
Estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas o RG ou o CPF em mãos de criminosos, já dobra a possibilidade da vítima sofrer uma fraude.
A Serasa orienta que,
quando a pessoa for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a
primeira medida é cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados
da instituição, no link www.serasaconsumidor.com.br. Após isso, esta
informação estará disponível na mesma hora para o mercado.
Depois,
o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência. Assim, sempre que ele
for consultado, o concedente de crédito saberá que se trata de um
documento roubado e terá mais cuidado ao fechar o negócio.
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