sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Confira a lista do Inmetro que mostra carros que 'bebem' menos combustível

Carros híbridos, com motores elétricos e a gasolina, são os que consomem menos combustível, na cidade ou na estrada, segundo teste do Inmetro com veículos vendidos no Brasil. O Ford Fusion 2.0 com 16 válvulas obteve o melhor desempenho, fazendo 16,8 quilômetros por litro na cidade e 16,9 quilômetros por litro na estrada. Apesar de econômico, o carro, que custa mais de R$ 100 mil, está fora da possibilidade da maioria dos consumidores.
Mas na segunda posição aparece um popular, o Renault Clio 1.0 16V flex, que tem preços a partir de R$ 24,1 mil. No teste, o carro, com um litro, rodou até 14,3 quilômetros na cidade e até 15,8 em situação de estrada.
No lado de baixo da tabela ficaram carros de luxo, como o Volvo XC60 3.0T Dynamic, Kia Sorento EX2 G17 e Citroën C4 Picasso BVA.
Na quinta edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013, foram avaliados 327 modelos de 25 fabricantes. Etiquetas serão aplicadas em 70% das unidades à venda no mercado nacional. O adesivo terá classificações de “A” (menos consumo) a “E” (mais consumo).
Chefe da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster aconselha o consumidor a observar o selo antes de comprar. “Com a etiquetagem, o cliente avalia quais carros são baratos e consomem menos”, observa.
Selo classifica a eficiência dos automóveis
A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) classifica os modelos quanto à eficiência energética na sua categoria e traz outras informações, como a autonomia em quilômetro por litro (km/l) de combustível na cidade e na estrada. Além disso, a emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa também é avaliada.
O selo, vale destacar, é semelhante aos adesivos aplicados em fogões, televisores refrigeradores e aparelhos de ar condicionado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário