quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Projeto de lei quer proibir tarifa diferente entre planos pós e pré-pagos de celular

Preço do minuto chega a ter diferença de 400%.
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende proibir a tarifação diferenciada entre os planos pós e pré-pagos de celular.
A proposta, do deputado César Halum (PSD-TO), quer acabar com o que considera “abuso na cobrança das tarifas relativas a linhas pré-pagas de celular”. Os planos pré representam 81% dos mais de 255 milhões de linhas em operação. 
Segundo análise feita por Halum, o custo do minuto da ligação chega a ter diferença de 400% entre um plano e outro. 
— Há uma deturpação que prejudica os usuários das classes C e D, que são maioria no segmento pré-pago e arcam com os preços e tarifas mais altos da telefonia.
Claro e Oi têm as ligações mais baratas
Além disso, Halum justifica que o pagamento antecipado dos clientes pré-pagos é mais caro que aquele feito após o uso, o que não apresenta lógica de mercado já que há possibilidade de calote. 
Caso seja aprovada, a proposta irá alterar a Lei Geral das Telecomunicações (9.472/97), que já proíbe os comportamentos prejudiciais à competição livre, ampla e justa entre as prestadoras do serviço, como a prática de subsídios para redução artificial de preços. 
A proposta será examinada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Também tramita na Câmara um projeto semelhante, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ). O PL 3906/12 quer proibir a diferença abusiva de preços e tarifas entre os planos de serviço pré-pagos e pós-pagos de telefonia móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário