sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Oi e Claro lideram queixas nos Procons

Mais de 2 milhões de consumidores procuraram unidades do Procon para se queixar no ano passado e novamente bancos e operadoras de telefonia celular lideraram a lista de reclamações.
Os dez primeiros assuntos do ranking, divulgado na última quarta-feira (16) pelo Ministério da Justiça, incluem ainda energia elétrica e produtos cuja venda foi estimulada pelo governo por meio do corte de IPI: móveis e eletrodomésticos da linha branca.
As empresas que encabeçam a lista são as mesmas há dois anos, mudando apenas a ordem em que aparecem. A Oi saiu da segunda para a primeira posição, com 120.374 registros. A Claro/Embratel vem logo em seguida, com 102.682, subindo um degrau na lista.
Em terceiro lugar ficou o conglomerado Itaú Unibanco, maior instituição financeira do País, com 97.578 atendimentos. Em 2011, o banco foi o campeão das queixas.
A relação das dez empresas mais reclamadas inclui as quatro maiores operadoras de telefonia móvel (Oi, Claro/Embratel, Vivo/Telefonica, TIM/Intelig), empresas de TV por assinatura (como a Sky), outros dois grandes bancos privados (Bradesco e Santander), além de duas companhias de varejo (a Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, e a Máquina de Vendas, da bandeira Ricardo Eletro).
As principais queixas se relacionam a erros de cobrança, ofertas e publicidade de produtos e descumprimento de contratos, que representam 67% das demandas.
O levantamento inclui os atendimentos prestados por Procons de 292 cidades, quase metade dos cerca de 600 municípios onde há unidades de atendimento ao consumidor.
Além disso, também entram dados de 24 Procons estaduais e do DF. Dentre as dez primeiras empresas das duas listas, algumas contestaram a inclusão e outras disseram que estão investindo em melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário