sábado, 26 de janeiro de 2013

Senta aí!

Haja coração, consumidor brasileiro! Está chegando a hora de o Brasil sediar a Copa do Mundo Fifa de Futebol e as Olimpíadas. O clima de ansiedade esportiva começa a tomar conta do país inteiro, a torcida por nossos atletas aumenta e as cidades começam a receber novos estádios, ginásios e arenas.
O Inmetro quer estar junto do consumidor brasileiro nessa hora. Afinal, de que valem estádios lindíssimos se não houver conforto e segurança para os torcedores? Desta forma, por meio das portarias nº 590 e 622, estabelece-se a certificação dos assentos para eventos esportivos.
A regulamentação se aplica a estádios, ginásios, arenas ou quadras poliesportivas equipadas com assentos individuais para espectadores. Esses assentos serão submetidos a ensaios de resistência e durabilidade, além de verificar-se se os elementos metálicos de fixação resistem à corrosão.
É claro que a segurança do espectador também será avaliada para que os assentos possam ostentar o selo de conformidade do Inmetro: há requisitos adicionais que verificam o risco de cortes, perfuração ou esmagamento de partes do corpo do torcedor – ninguém quer ficar com o dedo preso na cadeira na hora de gritar gol! Por isso, os assentos não podem ter bordas ou arestas cortantes em contato com o usuário.
Outra questão levantada trata de uma situação cotidianamente experimentada pelos torcedores: após o tempo chuvoso, encontrar poças de água nas cadeiras. Pelo regulamento, os assentos não podem reter água, exigindo soluções por parte dos fornecedores para que os produtos drenem facilmente o líquido quando em sua superfície.
Nem mesmo a beleza do colorido dos estádios foi deixada de lado: os assentos devem resistir aos raios ultravioleta sem desbotar. Também não podem ser propagadores de chamas e, em respeito ao meio ambiente, devem ser recicláveis no descarte.
Por isso, consumidor, prepare sua bandeira, seu uniforme verde-amarelo e venha aos estádios para comemorar as vitórias do Brasil com tranquilidade. Pule, vibre e agite durante todo o jogo! Quando alguém gritar “senta aí!”, pode ficar tranquilo porque o Inmetro está a seu lado atestando a segurança do concorrido assento que você, sua família e seus amigos usam para fazer a diferença no placar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário