A economia brasileira, que no ano passado sentiu os efeitos da crise
financeira europeia e a instabilidade política americana, tende a
recuperar o ritmo de crescimento em 2013, na avaliação de Fabio Coelho,
diretor-geral do Google Brasil. Em entrevista ao Valor, o executivo
disse que prevê um cenário mais positivo, considerando os sinais de
melhora em alguns países da Europa e o efeito dos acordos políticos nos
Estados Unidos sobre o mercado financeiro.
O executivo também considera que a aproximação dos grandes eventos esportivos e esforços do governo para estimular o consumo devem contribuir para que o Produto Interno Bruto (PIB) alcance o nível de crescimento previsto pelo Banco Central. Para ele, o mercado de internet brasileiro continuará a marcar crescimento acima da média mundial.
O executivo também considera que a aproximação dos grandes eventos esportivos e esforços do governo para estimular o consumo devem contribuir para que o Produto Interno Bruto (PIB) alcance o nível de crescimento previsto pelo Banco Central. Para ele, o mercado de internet brasileiro continuará a marcar crescimento acima da média mundial.
Veja a entrevista concedida ao Valor.
Valor - O senhor considera factível um crescimento de 4% para o PIB do Brasil neste ano?
Fabio Coelho - A economia brasileira tem total condição de crescer 4%. Provavelmente vai crescer de 3% a 4%, dependendo do que acontecer no cenário internacional. Existe uma demanda crescente, fruto da classe média em expansão e vejo que há um compromisso do governo em estimular o consumo nos setores menos aquecidos. Acho improvável um crescimento abaixo disso e, acima de 4%, dependeria de alguns fatores.
Valor - Que fatores o senhor considera que estimulariam um crescimento mais forte?
Coelho - Existe um grande volume de investimentos previstos para melhorar a infraestrutura no país, mas é preciso que haja um avanço na capacidade de usar esses recursos para que a demanda por infraestrutura seja atendida no curto prazo. Também existem questões regulatórias que ainda não foram resolvidas no Brasil, como o Marco Civil da Internet. Essas questões precisam ser solucionadas, porque a existência de uma legislação clara oferece segurança para os investidores e isso pode contribuir para atrair mais recursos ao país.
Valor - O Google enfrentou problemas no país em 2012 devido à falta de um marco civil. Alguns conteúdos foram tirados do ar e o senhor chegou a ser detido. O Google vai mudar a postura neste ano em relação ao conteúdo publicado por seus usuários?
Coelho - No ano passado, o Google no Brasil teve uma grande quantidade de conteúdo removido. O Google trabalha sob o conceito de defesa da liberdade de expressão na internet, e a gente não abre mão disso. O Google cumpre a lei, continuará cumprindo, mas continuará defendendo a liberdade de expressão dos seus usuários e a recorrer em todas as instâncias jurídicas possíveis para defender sua posição.
Valor - Nos últimos anos, o mercado de internet no Brasil cresceu acima da média global. O senhor considera que o setor conseguirá manter o seu ritmo de crescimento?
Coelho - Sim, o Brasil vai ter mais um bom ano digital na internet. O número de usuários cresce, os acessos à internet e à internet móvel continuam bastante aquecidos. E as empresas estão migrando rapidamente seus negócios para a web. Esse é um processo irreversível de crescimento no Brasil e no mundo.
Valor - E como o Google se encaixa nesse cenário?
Coelho - Não posso falar números sobre a operação no Brasil, mas em 2012 crescemos bem acima do mercado brasileiro de internet. O público cresceu na web e na web móvel. Em algumas categorias, as buscas em dispositivos móveis já respondem por 30% do total. Atraímos um grande número de empresas clientes e isso gerou um impacto em publicidade digital. A meta é manter o foco no usuário, entender o que o internauta brasileiro gosta e precisa e oferecer os serviços para ter uma transformação na receita no futuro.
Valor - O senhor considera factível um crescimento de 4% para o PIB do Brasil neste ano?
Fabio Coelho - A economia brasileira tem total condição de crescer 4%. Provavelmente vai crescer de 3% a 4%, dependendo do que acontecer no cenário internacional. Existe uma demanda crescente, fruto da classe média em expansão e vejo que há um compromisso do governo em estimular o consumo nos setores menos aquecidos. Acho improvável um crescimento abaixo disso e, acima de 4%, dependeria de alguns fatores.
Valor - Que fatores o senhor considera que estimulariam um crescimento mais forte?
Coelho - Existe um grande volume de investimentos previstos para melhorar a infraestrutura no país, mas é preciso que haja um avanço na capacidade de usar esses recursos para que a demanda por infraestrutura seja atendida no curto prazo. Também existem questões regulatórias que ainda não foram resolvidas no Brasil, como o Marco Civil da Internet. Essas questões precisam ser solucionadas, porque a existência de uma legislação clara oferece segurança para os investidores e isso pode contribuir para atrair mais recursos ao país.
Valor - O Google enfrentou problemas no país em 2012 devido à falta de um marco civil. Alguns conteúdos foram tirados do ar e o senhor chegou a ser detido. O Google vai mudar a postura neste ano em relação ao conteúdo publicado por seus usuários?
Coelho - No ano passado, o Google no Brasil teve uma grande quantidade de conteúdo removido. O Google trabalha sob o conceito de defesa da liberdade de expressão na internet, e a gente não abre mão disso. O Google cumpre a lei, continuará cumprindo, mas continuará defendendo a liberdade de expressão dos seus usuários e a recorrer em todas as instâncias jurídicas possíveis para defender sua posição.
Valor - Nos últimos anos, o mercado de internet no Brasil cresceu acima da média global. O senhor considera que o setor conseguirá manter o seu ritmo de crescimento?
Coelho - Sim, o Brasil vai ter mais um bom ano digital na internet. O número de usuários cresce, os acessos à internet e à internet móvel continuam bastante aquecidos. E as empresas estão migrando rapidamente seus negócios para a web. Esse é um processo irreversível de crescimento no Brasil e no mundo.
Valor - E como o Google se encaixa nesse cenário?
Coelho - Não posso falar números sobre a operação no Brasil, mas em 2012 crescemos bem acima do mercado brasileiro de internet. O público cresceu na web e na web móvel. Em algumas categorias, as buscas em dispositivos móveis já respondem por 30% do total. Atraímos um grande número de empresas clientes e isso gerou um impacto em publicidade digital. A meta é manter o foco no usuário, entender o que o internauta brasileiro gosta e precisa e oferecer os serviços para ter uma transformação na receita no futuro.
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