
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria IDEC, divulgada no início deste mês, os smartphones representaram cerca de 51% das vendas de celulares no País em 2013. Para 2014 esse percentual deve saltar para cerca de 73%.
Sem sombra de dúvidas, o momento atual do mercado é de crescimento na demanda de dados e na venda de telefones inteligentes. Se por um lado existe um impacto positivo para as operadoras com o aumento das vendas destes aparelhos, existe também o desafio de ofertar serviços exclusivos, atraentes e compartilháveis para estes dispositivos móveis.
O investimento em marketing tem sido pesado, um verdadeiro bombardeio de propaganda e serviços. Por isso, buscamos ouvir as quatro maiores operadoras do Brasil (TIM, Claro, Oi e Vivo) sobre as novidades para este novo consumidor de telefonia móvel e como seu comportamento impacta o seu negócio.
As
quatro operadoras não comentam o quanto isso tem afetado o ROI de suas
atividades, mas são unânimes em afirmar que o impacto da mobilidade tem
sido determinante para o futuro de seus negócios. Mesmo porque, é nítido
hoje que o cliente procura serviços que permitam mobilidade, agilidade,
coletividade e segurança dos dados compartilhados, além de informação e
entretenimento, quando pensam em telefonia celular.
A TIM informou que continua apostando em soluções para o público jovem com tarifação diária e mensal e que além do TIMmusic - app com mais de 13 milhões de downloads em 2013 - a empresa revelou que está testando um novo aplicativo gratuito que vai integrar os serviços de voz, SMS, vídeo chamada, chats e VoIP. Ainda sem data para lançamento, o app estará disponível para usuários de todas as operadoras, que poderão ter acesso a diferentes ferramentas de comunicação.
A Oi também vem com foco no pré-pago e no público jovem. A operadora acabou de lançar o aplicativo de recarga para celular no Facebook. O app permite que o cliente recarregue qualquer Oi Móvel utilizando um cartão de crédito das bandeiras Dinners, Elo, Mastecard e Visa. A ferramenta foi ativada na primeira semana de janeiro e está sendo divulgada para clientes através de SMS e email marketing.
Para a Oi o consumidor vai buscar cada vez mais qualidade e personalização. Serviços de entretenimento se tornarão ainda mais sofisticados, com streaming de alta qualidade, acervos mais completos e conteúdos customizados. Para a companhia, serão importantes neste negócio serviços de utilidades, que facilitem a vida dos seus usuários, seja ensinando algo novo ou permitindo a ele que saiba mais sobre sua saúde, por exemplo. Nesse caminho a Oi informou que tem em seu catálogo o Oi Aprender (plataforma de conteúdos de educação), Oi Mapas (aplicativo de localização/mapas) e Oi Bookstore (livraria virtual).
Na Claro também há serviços que foram desenvolvidos exclusivamente para a plataforma digital, como o caso dos aplicativos Ideias Sync e Mobile Security, que oferecem armazenamento, sincronização e segurança de dados, ou mesmo o Claro Leitura, aplicativo que oferece portfólio de livros em categorias diversificadas, com características multiplataformas, disponível para smartphones e tablets, mas que também oferece dicas de livros e lançamentos para feature phones, aparelhos com maior limitação de recursos.
Segundo o diretor de serviços de valor agregado da Claro, Alexandre Olivari, a procura por serviços de streaming offline também é uma tendência do mercado móvel. “Você garante uma experiência completa quando o cliente estiver conectado, mas não deixa de atendê-lo quando o aparelho estiver desconectado ou em áreas sem acesso a dados, como durante voos, ou seja, permite o acesso ao conteúdo, desde que tenha realizado o download anteriormente”, diz.
A Telefônica Vivo também aposta no compartilhamento e nas redes sociais para se tornar uma telecom cada vez mais digital. Recentemente anunciaram uma parceria com a rede social Pinterest para oferecer um widget exclusivo da rede social para os clientes Android da operadora. Com solução, os clientes da Vivo terão acesso ao Pinterest a partir da tela inicial do smartphone, que mostra os “pins” mais populares, um feed pessoal e notificações instantâneas para o usuário.
A TIM informou que continua apostando em soluções para o público jovem com tarifação diária e mensal e que além do TIMmusic - app com mais de 13 milhões de downloads em 2013 - a empresa revelou que está testando um novo aplicativo gratuito que vai integrar os serviços de voz, SMS, vídeo chamada, chats e VoIP. Ainda sem data para lançamento, o app estará disponível para usuários de todas as operadoras, que poderão ter acesso a diferentes ferramentas de comunicação.
A Oi também vem com foco no pré-pago e no público jovem. A operadora acabou de lançar o aplicativo de recarga para celular no Facebook. O app permite que o cliente recarregue qualquer Oi Móvel utilizando um cartão de crédito das bandeiras Dinners, Elo, Mastecard e Visa. A ferramenta foi ativada na primeira semana de janeiro e está sendo divulgada para clientes através de SMS e email marketing.
Para a Oi o consumidor vai buscar cada vez mais qualidade e personalização. Serviços de entretenimento se tornarão ainda mais sofisticados, com streaming de alta qualidade, acervos mais completos e conteúdos customizados. Para a companhia, serão importantes neste negócio serviços de utilidades, que facilitem a vida dos seus usuários, seja ensinando algo novo ou permitindo a ele que saiba mais sobre sua saúde, por exemplo. Nesse caminho a Oi informou que tem em seu catálogo o Oi Aprender (plataforma de conteúdos de educação), Oi Mapas (aplicativo de localização/mapas) e Oi Bookstore (livraria virtual).
Na Claro também há serviços que foram desenvolvidos exclusivamente para a plataforma digital, como o caso dos aplicativos Ideias Sync e Mobile Security, que oferecem armazenamento, sincronização e segurança de dados, ou mesmo o Claro Leitura, aplicativo que oferece portfólio de livros em categorias diversificadas, com características multiplataformas, disponível para smartphones e tablets, mas que também oferece dicas de livros e lançamentos para feature phones, aparelhos com maior limitação de recursos.
Segundo o diretor de serviços de valor agregado da Claro, Alexandre Olivari, a procura por serviços de streaming offline também é uma tendência do mercado móvel. “Você garante uma experiência completa quando o cliente estiver conectado, mas não deixa de atendê-lo quando o aparelho estiver desconectado ou em áreas sem acesso a dados, como durante voos, ou seja, permite o acesso ao conteúdo, desde que tenha realizado o download anteriormente”, diz.
A Telefônica Vivo também aposta no compartilhamento e nas redes sociais para se tornar uma telecom cada vez mais digital. Recentemente anunciaram uma parceria com a rede social Pinterest para oferecer um widget exclusivo da rede social para os clientes Android da operadora. Com solução, os clientes da Vivo terão acesso ao Pinterest a partir da tela inicial do smartphone, que mostra os “pins” mais populares, um feed pessoal e notificações instantâneas para o usuário.
É
notório: quem apostar na oferta da melhor qualidade de internet móvel
terá neste critério o principal impulsionador do seu crescimento de
mercado, sempre aliado, obviamente, com ofertas que atendam as
necessidades dos seus clientes, independente da forma de pagamento
escolhida por eles. O universo mobile permite verticalizações mais ricas
que o convencional. Geolocalização associado a fatores
socio-demográficos e comportamentais, oriundos de plataformas digitais, é
um bom exemplo de insumo de valor intangível. São premissas mandatórias
para o sucesso de fidelização das teles neste mercado cada vez mais
conectado e portátil.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno
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