Segundo pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para o SEBRAE, a Copa do Mundo FIFA 2014 irá gerar aos brasileiros mais de 900 oportunidades de negócio. As possibilidades são direcionadas tanto para profissionais autônomos, quanto para as micro e pequenas empresas distribuídas pelas 12 cidades-sede e demais regiões do país.
Se você possui espírito empreendedor e quer aproveitar a boa maré trazida pela Copa do Mundo, é bom se preparar: investir em cursos preparatórios/profissionalizantes, a fim de oferecer o melhor serviço - tanto aos turistas como aos torcedores locais -, é indispensável! Vale salientar que o Governo Federal oferece, através do PRONATEC, cursos de especialização gratuitos específicos para a Copa do Mundo, focados em Turismo. Basta acessar o site do programa e conferir as opções disponíveis para o seu estado.
Confira abaixo uma relação com algumas áreas de atuação interessantes e cursos preparatórios indispensáveis para quem deseja trabalhar e garantir uma renda extra durante a Copa do Mundo 2014.
Turismo
O Turismo Receptivo já é um dos segmentos em maior expansão no Brasil. No período da Copa, tende a se tornar ainda mais fortalecido graças às seleções e torcedores internacionais que virão ao país para acompanhar os jogos. Nesta área, algumas opções de cursos preparatórios são:
- Agente de informações turísticas;
- Camareira;
- Mensageiro;
- Recepcionista em meios de hospedagem;
- Condutor de turismo de aventura;
- Qualidade no atendimento em hotelaria;
- Técnico em guia de turismo.
Alimentos e Bebidas
Outro segmento bastante aquecido com a realização da Copa do Mundo 2014 é o de Alimentos e Bebidas. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor espera um aumento de até 30% no movimento dos bares e restaurantes. Para se destacar no atendimento, os profissionais da área (ou ainda aqueles que procuram por uma oportunidade de emprego nesta época do ano) podem optar pelos seguintes cursos de qualificação:
- Garçom;
- Cozinheiro;
- Bartender;
- Preparação de drinks e coquetéis;
- Manipulação e segurança dos alimentos;
- Culinária regional;
- Culinária internacional;
- Qualidade no atendimento em alimentos e bebidas.
Gestão e Comércio
O comércio varejista, principalmente quando relacionado à souvenirs, é uma das boas apostas para quem deseja aproveitar o espírito da Copa para vender mais. Porém, para que bons resultados sejam obtidos, é preciso saber atender os clientes e preparar o estabelecimento, bem como aplicar as técnicas de vendas corretas. Alguns dos cursos que podem auxiliar e muito neste segmento são:
- Recepcionista;
- Operador de telemarketing.
- Operador de caixa;
- Técnicas de vendas;
- Excelência no atendimento;
- Vitrine: comunicação e marketing visual de loja.
Cursos de Idiomas
Vale lembrar que, juntamente aos cursos específicos, é imprescindível escolher um segundo ou terceiro idioma e, simultaneamente, realizar um curso - mesmo que básico. Afinal, a necessidade de atender clientes de diversos países torna idiomas como inglês, espanhol e italiano obrigatórios no currículo.
Aproveite a movimentação que a Copa do Mundo trará ao país, qualifique-se e fature uma renda extra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário