quinta-feira, 12 de março de 2015

Anatel determina regras para melhorar relação de operadoras e clientes


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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras de telefonia adotassem novas regras para melhorar a relação com o consumidor. A determinação para que essas regras fossem adotadas está valendo desde terça-feira (10).
Irritação é o retrato do consumidor transformado em vítima dos maus serviços de empresas de telecomunicações. A professora Ana Maria dos Santos, por exemplo, só queria a portabilidade, mudar de operadora mantendo o número. Mas há quatro meses acabou sem telefone e com uma cobrança indevida. “Eu não aguento mais. Vai sujar o meu nome, sendo que eu sou toda certa nas minhas contas. E é uma cobrança indevida, esse que é o problema”, relata.
A confusão das linhas também virou tormento para a auxiliar administrativa Regina do Nascimento: “Foram seis técnicos em um dia só sem resolver. Chamava no vizinho e caia lá em casa. Não conseguia linha para discar pra nenhum lugar”.
Pior que problema com uma operadora é ter com duas, como acontece com a promotora de eventos Ucilene Sena de Lima: “Uma é cobrança indevida e a internet, que eu pago 2MB e eles me dão 1,5MB”.
Boa parte desses problemas e dúvidas que atormentam os consumidores dos serviços de telecomunicações deveriam ser resolvidos ou esclarecidos nos sites das empresas. É o que manda o novo regulamento para o setor.
Entre outros direitos, o regulamento aprovado pela Anatel diz que o consumidor deve encontrar nas páginas eletrônicas das empresas a cópia do contrato, do plano de serviços, detalhes sobre ofertas e promoções que facilitem a escolha, além de relatório completo das cobranças e serviços prestados nos últimos seis meses.
O Jornal Hoje testou os sites com consumidores que foram ao Procon reclamar das operadoras. O resultado foi frustrante. "Muito complicado. Se no site é assim, imagina por telefone", diz Ana Maria.
Para entrar nos sites é preciso ter senha ou fazer cadastro para obter uma. Infelizmente, nem sempre dá certo. Regina não achou a conta indevida pela qual é cobrada.
Navegar nessas páginas ainda é tão difícil quanto ser bem atendido, coisa que precisa mudar. “O Sistema de Defesa do Consumidore e o Procon-SP vão acompanhar. Vamos receber a reclamação do consumidor, orientar pra que ele verifique e aplicar multa e sansão, se necessário for. E também comunicar a Anatel para tirar do papel essa regra que é positiva”, explica Fátima Lemos, assessora técnica do Procon.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil) divulgou uma nota dizendo que todas as empresas vão se adaptar às novas regras da Anatel.
Fonte: G1

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