A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
determinou que as operadoras de telefonia adotassem novas regras para
melhorar a relação com o consumidor. A determinação para que essas
regras fossem adotadas está valendo desde terça-feira (10).
Irritação
é o retrato do consumidor transformado em vítima dos maus serviços de
empresas de telecomunicações. A professora Ana Maria dos Santos, por
exemplo, só queria a portabilidade, mudar de operadora mantendo o
número. Mas há quatro meses acabou sem telefone e com uma cobrança
indevida. “Eu não aguento mais. Vai sujar o meu nome, sendo que eu sou
toda certa nas minhas contas. E é uma cobrança indevida, esse que é o
problema”, relata.
A confusão das linhas também virou tormento
para a auxiliar administrativa Regina do Nascimento: “Foram seis
técnicos em um dia só sem resolver. Chamava no vizinho e caia lá em
casa. Não conseguia linha para discar pra nenhum lugar”.
Pior que
problema com uma operadora é ter com duas, como acontece com a promotora
de eventos Ucilene Sena de Lima: “Uma é cobrança indevida e a internet,
que eu pago 2MB e eles me dão 1,5MB”.
Boa parte desses problemas e
dúvidas que atormentam os consumidores dos serviços de telecomunicações
deveriam ser resolvidos ou esclarecidos nos sites das empresas. É o que
manda o novo regulamento para o setor.
Entre outros direitos, o
regulamento aprovado pela Anatel diz que o consumidor deve encontrar nas
páginas eletrônicas das empresas a cópia do contrato, do plano de
serviços, detalhes sobre ofertas e promoções que facilitem a escolha,
além de relatório completo das cobranças e serviços prestados nos
últimos seis meses.
O Jornal Hoje testou os sites com consumidores
que foram ao Procon reclamar das operadoras. O resultado foi
frustrante. "Muito complicado. Se no site é assim, imagina por
telefone", diz Ana Maria.
Para entrar nos sites é preciso ter
senha ou fazer cadastro para obter uma. Infelizmente, nem sempre dá
certo. Regina não achou a conta indevida pela qual é cobrada.
Navegar
nessas páginas ainda é tão difícil quanto ser bem atendido, coisa que
precisa mudar. “O Sistema de Defesa do Consumidore e o Procon-SP
vão acompanhar. Vamos receber a reclamação do consumidor, orientar pra
que ele verifique e aplicar multa e sansão, se necessário for. E também
comunicar a Anatel para tirar do papel essa regra que é positiva”,
explica Fátima Lemos, assessora técnica do Procon.
O Sindicato
Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal
(SindiTeleBrasil) divulgou uma nota dizendo que todas as empresas vão
se adaptar às novas regras da Anatel.
Fonte: G1
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