segunda-feira, 9 de março de 2015

Com alta da inflação é necessário planejar orçamento e quitar as dívidas


Image result for Com alta da inflação é necessário planejar orçamento e quitar as dívidasDEZ DICAS 
1 - PLANEJAMENTO
Faça um bom planejamento, anotando todos os compromissos financeiros existentes. Coloque, inclusive, os pequenos gastos do dia a dia. Eles têm grande participação nas contas no fim do mês.
2 - FAMÍLIA
Tenha uma conversa franca em família e compartilhe com todos da casa a atual situação econômica. O apoio e a conscientização são fundamentais para encarar as dificuldades.
3 - ENCARE A HORA
Crie uma sintonia entre a atividade econômica do país e o orçamento doméstico.
4 - DESPESAS
Analise o que pode ser cortado neste momento sem que haja grandes prejuízos no dia a dia. Fuja dos gastos desnecessários, centralizando o dinheiro apenas no que for essencial.
5 - RENDA
Evite comprometer ainda mais a renda com financiamentos e parcelas longas. Com os juros mais altos, já está difícil de pagar todas as dívidas assumidas e o caminho para a inadimplência pode ficar cada vez mais curto.
6 - CARTÃO
Controle os gastos com o cartão de crédito. Ao receber a fatura com as despesas, faça o pagamento integral, evitando o uso do crédito rotativo.
7 - CHEQUE ESPECIAL
Esta deve ser a última alternativa. Evite usa-lo como complemento do salário. Se precisar de dinheiro, procure outras possibilidades, como o crédito consignado que tem menores taxas de juros.
8 - ALIMENTOS
Tente substituir o que está mais caro por um produto que esteja com melhores condições. Muitos supermercados escolhem um dia da semana para fazer promoções dos produtos de feira. Aproveite.
9 - ECONOMIZE
Economize o quanto puder no dia a dia. Faça comparações e veja se é mais vantajoso fazer refeições dentro ou fora de casa. A economia também vale para o consumo de água e luz. Reaproveite a água para a limpeza da casa. Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando.
10 - DÍVIDAS
Se já estiver inadimplente, a orientação é renegociar a dívida. Explique ao credor a situação e proponha valores e condições que caibam no bolso.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário