O
Procon-RJ, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do
Consumidor, realizou nesta quarta-feira (04/03) nova ação da Operação
Tio Patinhas. Os fiscais vistoriaram 24 agências de várias redes
bancárias nos bairros de Campo Grande e Bonsucesso, na cidade do Rio de
Janeiro, além de Duque de Caxias e Niterói. Todas elas foram autuadas. A
principal irregularidade verificada foi o tempo de espera para o
atendimento. Em 14 delas o tempo de espera dos clientes era muito
grande, estabelecendo uma má prestação de serviço, conforme é definido
no art. 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Na agência do Santander, localizada na Rua Cardoso de Morais, 60, em Bonsucesso, o tempo de espera para atendimento prioritário chegou a 2 horas e 30 minutos e no convencional também é mais de 2 horas. Outra filial do Santander, que fica no 221 da mesma rua, os clientes, tanto do atendimento prioritário quanto do convencional, esperavam mais de uma hora e meia para serem atendidos. Nesta mesma agência não havia funcionário trabalhando no guichê do caixa preferencial.
Os fiscais constataram que, apesar de existir guichês de caixas e mesas de atendimento gerencial suficientes para o atendimento do público que frequenta as agências, eles não estão sempre ocupados por funcionários durante o funcionamento das agências, estabelecendo, em geral, uma longa espera dos consumidores para serem atendidos. Em Duque de Caxias, a agência do Itaú, localizada na Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1411, possuía 11 guichês de caixas, mas apenas cinco estavam realizando atendimento no momento da vistoria. Com isso, os consumidores aguardavam até 40 minutos para serem atendidos.
Em Niterói duas agências do HSBC, no Plaza Shopping e na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, foram autuadas por não terem assentos para clientes comuns, como é determinado pela Lei Orgânica do município. Só haviam os 15 assentos para clientes preferenciais. No Bradesco, localizado na Avenida Central, em Itaipu, clientes esperavam mais de 40 minutos na fila para serem atendidos. A Lei Municipal n° 2312/2006 estabelece o tempo máximo de espera em 30 minutos.
Na agência do Santander, localizada na Rua Cardoso de Morais, 60, em Bonsucesso, o tempo de espera para atendimento prioritário chegou a 2 horas e 30 minutos e no convencional também é mais de 2 horas. Outra filial do Santander, que fica no 221 da mesma rua, os clientes, tanto do atendimento prioritário quanto do convencional, esperavam mais de uma hora e meia para serem atendidos. Nesta mesma agência não havia funcionário trabalhando no guichê do caixa preferencial.
Os fiscais constataram que, apesar de existir guichês de caixas e mesas de atendimento gerencial suficientes para o atendimento do público que frequenta as agências, eles não estão sempre ocupados por funcionários durante o funcionamento das agências, estabelecendo, em geral, uma longa espera dos consumidores para serem atendidos. Em Duque de Caxias, a agência do Itaú, localizada na Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1411, possuía 11 guichês de caixas, mas apenas cinco estavam realizando atendimento no momento da vistoria. Com isso, os consumidores aguardavam até 40 minutos para serem atendidos.
Em Niterói duas agências do HSBC, no Plaza Shopping e na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, foram autuadas por não terem assentos para clientes comuns, como é determinado pela Lei Orgânica do município. Só haviam os 15 assentos para clientes preferenciais. No Bradesco, localizado na Avenida Central, em Itaipu, clientes esperavam mais de 40 minutos na fila para serem atendidos. A Lei Municipal n° 2312/2006 estabelece o tempo máximo de espera em 30 minutos.
Fonte: Procon-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário