quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Câmara tenta anular exigência de simuladores nas autoescolas

Projeto que anula obrigatoriedade de simulador de direção em autoescolas será votado semana que vemA Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o regime de urgência para a votação do Projeto de Decreto Legislativo 1.263/2013, de autoria do deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), que anula a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a obrigatoriedade de simuladores de direção nas autoescolas do país.
Por 321 votos a 4, os parlamentares decidiram que o projeto será votado na semana que vem. Segundo a “Agência Câmara”, Almeida afirma que o equipamento exige alterações na estrutura física das autoescolas e aumento de custos de operação. Os simuladores são obrigatórios em todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) desde o dia 1º de janeiro deste ano. Pela resolução 444/2013, do Contran, os alunos terão que fazer cinco aulas, de 30 minutos cada, para tirar a carteira de habilitação categoria B (direção de veículos leves).
No Estado do Rio, as autoescolas conseguiram, no mês passado, um novo prazo para se adequarem à exigência. O cronograma — proposto pelo presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, à coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maria Cristina Roffmann — obriga os CFCs a adquirirem o equipamento até 31 de março e a montarem a estrutura para iniciar as aulas até 30 de junho.
No encontro que teve com Avelino, em janeiro, na sede do Detran-RJ, Hoffmann afirmou que, embora o departamento tenha autonomia para decidir sobre o assunto, o cronograma apresentado pelo Rio precisava ser aprovado oficialmente pelo Contran para ser válido em todo o país. A previsão é que o Conselho tome a decisão até amanhã.
Fonte: Extra - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário