A central de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) recebeu no ano passado 3,1 milhões de reclamações em relação
aos serviços prestados aos consumidores, um aumento de 31,11% em relação
a 2012, quando foram 2,4 milhões. Do total de reclamações, 1,3 milhões
ou 44% foram em relação a telefonia celular. O país contava com 271,10
milhões de terminais móveis até dezembro de 2013. Os dados das
reclamações estão registrados no Portal do Consumidor, na página da
Anatel.
No
entanto, o maior aumento das reclamações dos usuários foi em relação a
banda larga, as queixas pularam de 299,6 mil em 2012, para 445,9 mil em
2013, crescimento de 48,83%. Segundo dados da Telebrasil, associação que
reúne as empresas do setor, os acessos fixos e móveis no país chegam a
133,7 milhões, e eles aumentaram muito em relação a 2012, cerca de 55%.
Em
segundo lugar no aumento nas reclamações na central de atendimento da
Anatel foram dos usuários de TV por assinatura, 46,72%, passando de
182,8 mil em 2012 para 268,2 mil no ano passado. Dados preliminares
apontam que até novembro existiam no país 19,9 milhões de domicílios com
TV por assinatura. As queixas contra os serviços das empresas de
telefonia fixa cresceram 41,21%, subindo de 700,3 mil para 988,8 mil no
ano passado. O país contava, até setembro do ano passado, com 44,6
telefones fixos.
Os
principais motivos das reclamações, segundo o Portal do Consumidor,
foram cobrança (33,9%); qualidade (20,8%); outros (29,5%); atendimento
(4,5%); serviços adicionais (5,1%); e cancelamento (6,2%).
A
principal reclamação dos clientes da TV por assinatura é relativa a
cobrança, 40% do total; dos usuários de banda larga, o problema é a
qualidade, 50,5%; telefonia fixa, 31% é a cobrança; e telefonia celular
tem também dificuldade com a cobrança, 40,9%
Fonte: O Globo - Online
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