A medição da qualidade da banda larga móvel no país em dezembro,
feita pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), apontou que a
TIM foi a operadora que teve mais indicadores abaixo da meta, com 16
ocorrências. O levantamento considera medições da banda larga móvel em
16 estados, em dois quesitos: velocidade instantânea e velocidade média.
A Oi obteve o segundo pior resultado na banda larga móvel em dezembro,
com 11 indicadores abaixo da meta. A Vivo não alcançou as metas em 8
casos, e a Claro em 6.
Na banda larga fixa, a Oi
teve o pior resultado, com 46 indicadores abaixo da meta (nesse caso,
são medidos seis quesitos para cada operadora, em 26 estados). Em
segundo lugar, com mais indicadores fora da meta, estava a Net Serviços,
com 27 indicadores.
A GVT teve seis indicadores abaixo da meta nas medições da banda larga fixa; Algar e Vivo não atingiram dois indicadores cada, e Sercomtel e Net São Paulo ficaram com um índice abaixo, cada uma.
O estado com os piores resultados nas medições da banda larga móvel foi o Amapá (onde nenhuma empresa atingiu nenhuma das metas). Na outra ponta, no Paraná, todas as operadoras atingiram as metas. Santa Catarina, São Paulo e Sergipe tiveram apenas um indicador abaixo do mínimo estipulado.
Para a medição da banda larga fixa, a Anatel selecionou voluntários pelo site www.brasilbandalarga.com.br, tendo como critério para a seleção a prestadora do serviço e o plano contratado. Os voluntários receberam um aparelho, para ser colocado no receptor da internet. Na banda larga móvel, a Anatel instalou os modens em escolhas públicas dos estados pesquisados, com medidores.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que representa as empresas, destacou que na média, as operadoras superaram as metas de velocidade média de conexão da banda larga fixa. “Os resultados registraram índices de velocidade média que variaram de 75% a 104%, sendo que a maioria das medições ficou acima de 80%”, afirmou o SindiTelebrasil. Sobre a banda larga móvel, o sindicato admite que o desempenho das operadoras “foi satisfatório”, com as prestadoras cumprindo a meta de velocidade média em 9 dos 16 estados em que houve a medição.
Sobre os resultados da medição de qualidade de banda larga feita pela Anatel, a Oi esclarece que as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia.
A Oi afirmou que as situações em que as metas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo analisadas e tratadas. A TIM afirmou que “acompanha a medição da banda larga móvel realizada pela Anatel e está atenta às oportunidades de melhoria verificadas”. A empresa afirmou que seguirá “priorizando a qualidade dos serviços e investindo fortemente em projetos de infraestrutura”.
A Telefônica Vivo afirmou que seus indicadores de velocidade de banda larga móvel apresentaram evolução nessa medição em comparação a novembro e que os critérios da medição feita pela Anatel ainda estão sendo amadurecidos. A empresa também defendeu que parte de suas medições têm referência mais alta que as demais empresas, o que pode atrapalhar a análise.
A GVT afirmou que tem o objetivo de “atingir e superar todos os indicadores medidos pela Anatel com foco na qualidade e alto desempenho dos serviços prestados ao cliente”.
A Claro destacou que atingiu a meta de velocidade instantânea em 13 dos 16 estados avaliados, e obteve o melhor resultado em pelo menos quatro estados e esteve acima da meta de velocidade média em 13 estados.
A GVT teve seis indicadores abaixo da meta nas medições da banda larga fixa; Algar e Vivo não atingiram dois indicadores cada, e Sercomtel e Net São Paulo ficaram com um índice abaixo, cada uma.
O estado com os piores resultados nas medições da banda larga móvel foi o Amapá (onde nenhuma empresa atingiu nenhuma das metas). Na outra ponta, no Paraná, todas as operadoras atingiram as metas. Santa Catarina, São Paulo e Sergipe tiveram apenas um indicador abaixo do mínimo estipulado.
Para a medição da banda larga fixa, a Anatel selecionou voluntários pelo site www.brasilbandalarga.com.br, tendo como critério para a seleção a prestadora do serviço e o plano contratado. Os voluntários receberam um aparelho, para ser colocado no receptor da internet. Na banda larga móvel, a Anatel instalou os modens em escolhas públicas dos estados pesquisados, com medidores.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que representa as empresas, destacou que na média, as operadoras superaram as metas de velocidade média de conexão da banda larga fixa. “Os resultados registraram índices de velocidade média que variaram de 75% a 104%, sendo que a maioria das medições ficou acima de 80%”, afirmou o SindiTelebrasil. Sobre a banda larga móvel, o sindicato admite que o desempenho das operadoras “foi satisfatório”, com as prestadoras cumprindo a meta de velocidade média em 9 dos 16 estados em que houve a medição.
Sobre os resultados da medição de qualidade de banda larga feita pela Anatel, a Oi esclarece que as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia.
A Oi afirmou que as situações em que as metas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo analisadas e tratadas. A TIM afirmou que “acompanha a medição da banda larga móvel realizada pela Anatel e está atenta às oportunidades de melhoria verificadas”. A empresa afirmou que seguirá “priorizando a qualidade dos serviços e investindo fortemente em projetos de infraestrutura”.
A Telefônica Vivo afirmou que seus indicadores de velocidade de banda larga móvel apresentaram evolução nessa medição em comparação a novembro e que os critérios da medição feita pela Anatel ainda estão sendo amadurecidos. A empresa também defendeu que parte de suas medições têm referência mais alta que as demais empresas, o que pode atrapalhar a análise.
A GVT afirmou que tem o objetivo de “atingir e superar todos os indicadores medidos pela Anatel com foco na qualidade e alto desempenho dos serviços prestados ao cliente”.
A Claro destacou que atingiu a meta de velocidade instantânea em 13 dos 16 estados avaliados, e obteve o melhor resultado em pelo menos quatro estados e esteve acima da meta de velocidade média em 13 estados.
Fonte: O Globo - Online
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