Venda de peças de má qualidade que levavam a risco de acidentes levou à regulamentação compulsória.
Medida deve aumentar segurança no trânsito.
Peça mais segura pode demorar até três anos para chegar ao mercado.
Medida deve aumentar segurança no trânsito.
Peça mais segura pode demorar até três anos para chegar ao mercado.
Os
materiais de atrito destinados ao uso em freios de veículos rodoviários
terão que seguir requisitos mínimos de segurança para a fabricação,
importação e comercialização. O Instituto Nacional de Metrologia
(Inmetro) publicou uma regulamentação para esses materiais, que passam a
ser certificados pelo instituto. A motivação da nova certificação foi o
potencial de acidentes das peças de má qualidade a venda no mercado
propiciam, explica, em nota o diretor de Avaliação da Conformidade do
Inmetro, Alfredo Lobo:
“ O objetivo da certificação compulsória é fazer com que as peças produzidas, para abastecer o mercado de carros nacionais e de importados, atendam a requisitos mínimos de segurança, coibindo a comercialização de peças de baixo custo com qualidade e segurança duvidosas”
O regulamento, explica Lobo, se aplica a materiais de atrito utilizados em conjuntos de pastilhas de freio a disco e materiais de atrito utilizados em conjuntos de lonas de freio a tambor, para veículos rodoviários automotores.
Apesar da importância e urgência do tema, os efeitos podem demorar três anos para chegar ao consumidor. Isto porque, fabricantes terão 12 meses para adequar a produção à regulamentação e mais seis meses para suspender a comercialização de produtos que não estejam em conformidade com a nova regra. Os comerciantes, por sua vez, terão 36 meses para adequar seus estoques. Terminados estes prazos, fabricantes e comerciantes que apresentarem produtos nacionais e importados não conformes estarão sujeitos às penalidades previstas na lei.
“ O objetivo da certificação compulsória é fazer com que as peças produzidas, para abastecer o mercado de carros nacionais e de importados, atendam a requisitos mínimos de segurança, coibindo a comercialização de peças de baixo custo com qualidade e segurança duvidosas”
O regulamento, explica Lobo, se aplica a materiais de atrito utilizados em conjuntos de pastilhas de freio a disco e materiais de atrito utilizados em conjuntos de lonas de freio a tambor, para veículos rodoviários automotores.
Apesar da importância e urgência do tema, os efeitos podem demorar três anos para chegar ao consumidor. Isto porque, fabricantes terão 12 meses para adequar a produção à regulamentação e mais seis meses para suspender a comercialização de produtos que não estejam em conformidade com a nova regra. Os comerciantes, por sua vez, terão 36 meses para adequar seus estoques. Terminados estes prazos, fabricantes e comerciantes que apresentarem produtos nacionais e importados não conformes estarão sujeitos às penalidades previstas na lei.
Fonte: O Globo - Online
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