O que é milhagem e conversão de pontos?
O
programa de milhagem é um serviço oferecido por companhias áreas para
recompensar seus clientes por sua fidelidade. O participante se cadastra
no programa para acumular pontos ou créditos cada vez que viaja em um
voo dessas empresas ou adquire produtos e serviços de estabelecimentos
parceiros. Quando a pontuação atinge uma quantidade pré-determinada, o
cliente é premiado com uma passagem aérea, parcial ou totalmente,
gratuita em trechos estipulados pelo programa e, em alguns casos, estes
pontos podem ser trocados por outros produtos, serviços ou acesso a
áreas VIP. As regras podem variar de empresa para empresa.
Atualmente,
administradora de cartões de crédito e operadoras de telefonia móvel
oferecem a conversão de seus planos de relacionamento por milhas em
viagens aéreas ou desconto na compra de produtos e serviços. O cliente
acumula pontos/créditos ao fazer compras e/ ou pagar a fatura.
Dicas
- entenda antes como funciona o programa oferecido pela empresa e se ele se enquadra as suas necessidades;
-
levante o maior número de informações sobre o funcionamento do programa
especialmente como funciona a troca dos pontos, pois existe uma série
de detalhes que podem complicar sua fruição, principalmente nos casos de
passagem aérea e hospedagem (ex: trechos que não são permitidos,
horários, limitação de dias, preços promocionais, etc.);
- registre todos os contatos com a operadora ou fornecedor (dificuldades, pedidos de informação, entre outros);
-
guarde todos os documentos (pode ser de forma digital) - último
extrato, regulamento, publicidade, ofertas, extrato do cartão de crédito
ou da conta de telefone ( se for vinculado);
- procure acompanhar sua pontuação periodicamente, ficando atento aos prazos de validade dos créditos;
Problemas
Os principais problemas registrados no Procon-SP são:
- demora no processamento dos pontos (por ex: consumidor cancela o bilhete e não há o retorno dos pontos em seu extrato);
-
mudança de regras - alteração unilateral das condições de utilização
(os contratos podem apresentam clausulas "abusivas" que permitam a
alteração das regras no meio do caminho);
- ausência de
informações claras sobre as empresas parceiras e dúvidas sobre a forma
de pontuação (para a mesma empresa aéreas, por exemplo, algumas
passagens geram pontos - milhas, mas outras não);
- dificuldades
de contato com o serviço de atendimento para obter informações e
esclarecimento acerca dos procedimentos de utilização e formas de troca
dos pontos e divergência de valores.
O consumidor que tiver
problemas com o programa de milhagem ou de pontos pode procurar os
canais de atendimento do Procon-SP ou do órgão de defesa do consumidor
de sua cidade. Além de ingressar com ação no Poder Judiciário para
reguardar os seus direitos.
* É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.
Fonte: Procon SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário