sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Sem grana? Veja 15 dicas para presentear seu pai com criatividade e economia

O Dia dos Pais pode ser uma grande oportunidade de agradar “seu velho”  com presentes diferentes e criativosO Dia dos Pais está chegando e, como em outras datas comemorativas, começam a borbulhar mil ofertas de produtos nas lojas e na sua caixa de e-mail... E as ruas parecem ser tomadas de filhos desesperados em busca do presente perfeito, não é? Afinal, pai é pai, uma pessoa tão especial e que merece o agrado. Contudo, muitas vezes, acaba sendo difícil conciliar a vontade com o bolso, especialmente em meio à crise econômica geral.
Pensando nisso, o Brasil Econômico traz dicas simples para você surpreender seu pai nesse Dia dos Pais de maneira criativa e diferente. Inclusive, algumas ideias são inspiradas nos Jogos Olímpicos que estão acontecendo no Brasil – nada melhor do que curtir dois momentos tão importantes!
Fique atento às dicas dos especialistas da Serasa e do educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos. Com elas, você não corre o risco de contrair dívidas e, ainda assim, conseguirá agradar seu “velho”.

1. Olhe para seu bolso

Antes de mais nada, é preciso que você tenha consciência de quanto dinheiro terá para investir na lembrança. Se não tiver nenhum, tudo bem, damos ideias que são gratuitas! Depois de saber seu orçamento, poderá se organizar melhor.

2.  Pesquise necessidades

Uma dica básica, mas que funciona: procure saber se seu pai está precisando de algo. Dessa maneira, poderá unir o útil ao agradável. Além do mais, ao saber o que dar a ele, poderá pesquisar em vários lugares, com calma, encontrando o produto com o melhor preço. Não tenha preguiça de buscar a economia!

3.  De olho nas promoções

É comum encontrar lojas (e-commerce e físicas) com promoções nessa época do ano. Você pode procurar saber onde há produtos mais baratos e, assim, analisar se vale a pena ou não investir nisso. As liquidações são uma ótima saída, já que te ajudam a controlar sua situação financeira, sem deixar de presentear seu pai nesse dia.

4.  União faz a força (e a economia)

Já pensou em se unir aos seus irmãos para dividir o mesmo presente? Essa dica é ideal para quem deseja economizar e que pode contar com a união da família! Seu pai vai adorar receber um presente com tanto carinho assim. Talvez, vocês até consigam dar algo mais valioso do que se dessem separadamente.

5. Vá com calma no cartão

Keep calm e não saia contraindo dívidas em prestações! Analise, primeiramente, se você tem dinheiro guardado, se não vale mais a pena pagar à vista e se terá condições de contrair uma prestação a mais no orçamento do (s) próximo (s) mês (es). Caso seja realmente necessário, então você pode investir no presente pelo cartão de crédito.  

6. Educação financeira

Seu pai está endividado ou inadimplente? Talvez você possa presenteá-lo ajudando-o a sanar o problema. Vale também investir em um curso ou livro de educação financeira. Assim, ele conseguirá ter mais consciência futuramente.

7. Não dê trabalho ao papai

Você pode até estar com grana para dar um presentão ao seu pai, como um carro, um celular ou um cachorro. Mas, pense bem se ele está preparado para assumir tal responsabilidade, já que esses presentes possuem custos agregados – e, afinal, pode ser o papai que não esteja com o bolso preparado para isso agora. 

8.  Saia com ele

Opção que pode ser superprazerosa: sair com seu pai nesse dia! Sabe aquele restaurante que ele tanto gosta, mas não tem oportunidade de ir sempre? Ou aquele prato que é seu predileto? Pois é, podem ser uma boa saída para presenteá-lo (e o melhor é que você passará um tempinho com ele). Delícia!

9. Dia prolongado

A ideia é viajar em família e fazer um Dia dos Pais prolongado? Então, prepare-se bem para isso: pesquise em diversas agências os roteiros e as opções de viagens. Estude as possibilidades e, mais uma vez, lembre-se: resista à tentação de se endividar.
Tudo bem, as opções acima são superlegais e tudo, mas... Você está totalmente sem dinheiro para presentear seu pai ou, ainda, quer fazer isso de uma maneira mais criativa e menos “tradicional”? Pois, então, trazemos ideias para aproveitar o clima olímpico no Brasil.
 “A dica é apostar na criatividade e planejar atividades diferentes para que pais e filhos aproveitem o dia juntos, sem que haja a preocupação com novos gastos”, defende a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

1. Passeio de bike

Que tal aproveitar o domingão e dar uma volta de bicicleta com seu pai? Escolha um bairro tranquilo, um parque ou uma praça em sua cidade e convide-o para um passeio a dois! Claro, vá no ritmo dele, respeite quando, por exemplo, ele precisar dar uma paradinha. Aliás, aproveite as pausas no caminho para bater um papo gostoso.

2. Prêmios para ele

Seu pai tem um espírito competidor e adora ganhar prêmios? Que tal aproveitar o clima esportivo no ar e apostar uma corrida com seu pai, valendo prêmios? Você pode combinar que o presente será uma massagem, uma cervejinha ou, mesmo, a escolha de um filme para assistirem juntos.
Vale sua criatividade e o carinho para escolher algo que ele realmente gosta.                                        

3.  Ligado nos jogos Rio 2016

São diversas as opções de esportes passando durante todo o dia na TV durante as Olimpíadas. Se seu pai gosta de esportes ou está adorando acompanhar os jogos no País, é uma boa ideia você reunir amigos ou familiares para uma tarde esportiva em casa. Peça para que cada convidado colabore com um prato de petisco ou uma bebida. E divirta-se!

4. Torcida para o papai

Seu pai sempre torceu por você? Gosta de jogar alguma coisa? Então, é hora de retribuir. Chame os amigos, familiares e vizinhos - quem quer que seja - e organize um campeonato no quintal de casa ou em uma praça próxima. Vale tudo: tênis de mesa, sinuca, truco, futebol... Qualquer atividade da preferência dele. E, caso vocês não saibam como jogar, esta será uma ótima oportunidade para aprenderem juntos e darem boas risadas!

5.  Aos cariocas

Vocês moram no Rio de Janeiro? Suas oportunidades de um presentão gratuito aumentam ainda mais! Que tal chamar seu pai para assistir às provas das Olimpíadas que acontecem ao ar livre (e são gratuitas), como remo, canoagem, ciclismo, maratonas, marcha atlética, triatlo e vela. 

6.  Como nos velhos tempos

O Dia dos Pais pode ser uma grande oportunidade de agradar “seu velho” com práticas que não são mais tão usuais, mas que podem trazer boas lembranças. Uma ideia interessante é fazer um piquenique no parque mais próximo, por exemplo. Você pode preparar comidinhas e petiscos que ele gosta e, assim, ter uma tarde cheia de nostalgia e carinho.
Fonte: Brasil Econômico


Nenhum comentário:

Postar um comentário