segunda-feira, 22 de abril de 2013

Conta de luz terá alerta para custo alto da energia a partir de maio


A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira (16) o início da operação, em fase de teste, do sistema de bandeiras tarifárias, que vai informar antecipadamente aos consumidores, via conta de luz, sobre aumento no custo da energia elétrica.
Objetivo é dar a oportunidade aos clientes para reduzir o consumo e evitar uma alta indesejada na tarifa no mês seguinte
A partir de 1º de maio, as contas enviadas aos consumidores vão trazer uma bandeira indicando se houve ou não, no período, alteração no custo da energia. O objetivo é dar a oportunidade aos clientes para reduzir o consumo e evitar uma alta indesejada na tarifa no mês seguinte.
O sistema vai funcionar em fase de teste, ou seja, apenas para informação dos consumidores, até 31 de dezembro. A partir de janeiro de 2014, porém, o aumento no custo de produção de energia, indicado pela cor da bandeira, vai poder efetivamente levar ao encarecimento da conta de luz no mês seguinte.
Como funciona
Hoje, a variação no custo de geração da energia só é repassada aos consumidores uma vez ao ano, quando a Aneel vota o reajuste das distribuidoras. Nesse momento, a tarifa pode aumentar ou cair, dependendo de fatores como inflação acumulada nos 12 meses anteriores e do uso de termelétricas.
Entretanto, a partir de janeiro de 2014 o custo adicional com a geração termelétrica vai ser repassado aos brasileiros de maneira imediata. Quando isso acontecer, a Aneel vai informar, por meio das bandeiras, que a energia está mais cara naquele momento e que isso pode implicar em aumento na conta de luz no mês seguinte.
Pelo critério definido pela agência, quando houver bandeira amarela, o consumo de energia naquele mês vai implicar num acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kilowatt-hora (kWh), que será cobrado na conta do mês seguinte. Quando a cor da bandeira for vermelha, essa alta será de R$ 3 para cada 100 kWh.
O sistema prevê, ainda, a bandeira verde, que vai constar da conta dos consumidores quando não houver alteração expressiva no custo da energia a ponto de impactar a conta de luz.
De acordo com o diretor da Aneel Julião Coelho, o sistema vai permitir que o consumidor saiba com antecedência do aumento nos preços da energia e possa economizar para evitar que sua conta de luz fique mais cara.
Além disso, a agência espera que o sistema de bandeiras leve os consumidores a poupar energia em momentos de uso intenso de termelétricas, como visto atualmente, devido à falta de chuvas no final do ano passado e à necessidade de ajudar as hidrelétricas a encher os seus reservatórios.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário