Nenhum usuário de celular está 'totalmente satisfeito' com o serviço
oferecido pelas operadoras brasileiras. Uma pesquisa da Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel), realizada com cerca de 200 mil
entrevistados, mostrou que o porcentual de pessoas que assim se
classificam foi zero.
Na telefonia pós-paga, os resultados indicam ainda que 56% consideram
o serviço mediano (nem satisfeito nem insatisfeito), 29,5% estão
satisfeitos e 14,5%, insatisfeitos.
Na modalidade pré-paga, os satisfeitos somam 48,2%, os que consideram
o serviço regular, 43,5%, enquanto 8,3% estão insatisfeitos.
Para os que usam a banda larga na modalidade pós-paga: 42,2% se
disseram nem satisfeitos nem insatisfeitos (nível de satisfação mediano
ou regular), 43,7 % estão satisfeitos e 14,1%, insatisfeitos. Nos que
usam a banda larga fornecida na modalidade pré-paga, um total de 87,3%
(regular mais satisfeitos) aprovam, enquanto 12,7% desaprovam o serviço.
Neste quesito, 23,3% registraram total insatisfação e 19,4%
insatisfação (total de 42,7%) com a velocidade de acesso à banda larga e
40% (21,3% totalmente insatisfeitos e 18,7% insatisfeitos) com a
estabilidade da conexão.
Antes mesmo do término da apresentação do resultado da pesquisa pelo
superintendente de serviços públicos da Anatel, Roberto Pinto Martins, e
representantes da empresa responsável pela pesquisa, a Meta Instituto
de Pesquisa de Opinião Ltda, o coordenador geral do Procon-PE, José
Rangel, demonstrou sua indignação com a aparente aprovação dos serviços
de telefonia móvel indicada pelos números. "Saio daqui mais preocupado
do que entrei", afirmou ele. "Isto não corresponde à realidade vivida
por nós no Procon, onde o serviço de telefonia móvel só perde, em
reclamações e denúncias, para companhia estadual de eletrificação,
Celpe". "O que a Anatel vai fazer?", questionou. "Há seis anos, desde
que ocupo este cargo, ouço que vai melhorar e vai haver mais
investimento e isto não ocorre".
Martins explicou que a pesquisa trará subsídios para a atuação e
fiscalização da Anatel, assim como as empresas operadoras, que também
foram avaliadas no levantamento realizado de junho a outubro de 2011,
fevereiro e março de 2012 e de agosto a outubro de 2012.
A operadora Sercomtel foi a mais aprovada no serviço pós ( 61,1%) e
pré-pago (63,8%), seguida pela CTBC, Vivo, Claro, Oi e Tim. O índice
geral de aprovação das operadoras - soma dos regulares, satisfeitos e
totalmente satisfeitos - foi de 60%.
A pesquisa mostrou que quanto
mais alta a renda e a escolaridade, maior a insatisfação. Os mais
satisfeitos estão no Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul apareceram
no topo de satisfação por Estado - tanto na modalidade pós como
pré-paga. A diferença para os Estados mais insatisfeitos, no entanto,
não foi grande - variação máxima de seis pontos porcentuais. Entre os
requisitos observados pelos usuários estão a qualidade de atendimento,
tarifas, preços e qualidade das ligações, velocidade e estabilidade da
conexão de banda larga e qualidade dos aparelhos.
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