quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dar antigripais de adultos a crianças é perigoso e pode causar intoxicação nos pequenos


Dar antigripais de adultos a crianças pode causar intoxicação nos pequenosCom a temporada de gripes e resfriados aberta no Brasil devido à queda de temperatura, um alerta vindo dos Estados Unidos chama atenção sobre o perigo de dar remédios antigripais de adultos para crianças. Um estudo da Universidade de Michigan revelou que mais de 40% dos pais ministram medicamentos inapropriados aos filhos de menos de 4 anos para aliviar sintomas como tosse e nariz entupido. A prática pode causar sonolência, enjoos, vômitos, dores de cabeça, tontura e até convulsões e paradas respiratórias.
Segundo a farmacêutica Luciana Barbosa, os efeitos colaterais decorrem de uma intoxicação, provocada quando os pequenos ingerem remédios com quantidade de droga maior do que a adequada. A diferença entre versões infantil e adulto demedicamentos está na dosagem dos princípios ativos, que é menor para crianças.
— O corpo da criança não tem capacidade de metabolizar tanto medicamento. O excesso pode ser considerado um veneno no organismo — diz Luciana Barbosa.
A dose ideal de um remédio é definida pelo peso do paciente.
Medicação em casa
Em casos de resfriados brandos, pais devem usar remédios sem contraindicação. Homeopatia também é uma boa opção, diz o otorrinolaringologista Levon Mekhitarian.
Descongestionantes
Descongestionantes nasais com vasoconstritores jamais devem ser usados em crianças. O remédio danifica a mucosa nasal. Segundo Mekhitarian, a congestão pode ser aliviada com a lavagem das narinas usando preparação de soro fisiológico vendida em farmácias.
Emergência
Em caso de intoxicação por medicamentos, os pais devem levá-la a um pronto-socorro de imediato. É importante levar a bula do remédio para que o médico saiba qual a droga ingerida.
Perigo em dobro
Antigripais para adultos, em geral, trazem combinação de duas ou três drogas na fórmula, o que facilita o surgimento de reações adversas em crianças.
Fonte: Extra - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário