A briga dos
carros subcompactos nacionais, modelos menores que os de pequeno porte à
venda hoje como Gol e Palio, promete esquentar no País. Modernos, ágeis
e econômicos, esses carrinhos vão popularizar um segmento que começou a
ganhar espaço no Brasil, o do chamado veículo urbano. A francesa
Renault acaba de anunciar que também se prepara para entrar na disputa.
O
primeiro a chegar ao mercado será o Volkswagen up!, no segundo
semestre. Em 2014, a Fiat lançará um subcompacto que está sendo
desenvolvido em Betim (MG) e, no ano seguinte, a Ford terá o substituto
do Ka. A General Motors estuda um modelo para esse segmento, que hoje
teria preço na faixa R$ 25 mil.
Por enquanto, essa categoria é
composta pelos importados de luxo Fiat 500, Smart (marca da
Mercedes-Benz) e Mini (que pertence à BMW). Entre os fabricados
localmente, Fiat Uno e Ford Ka entram na lista, mas, ao menos o segundo
deles é defasado em relação aos concorrentes.
Automóveis desse
segmento são considerados ideais para rodar nas grandes cidades, pela
agilidade, facilidade no estacionamento e baixo consumo. "Vai ser
difícil ser um grande player no Brasil sem estar nesse segmento", diz o
presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet. Ele afirma, contudo,
que o produto da marca nesse nicho não chegará agora. "Nossa resposta no
curto prazo é o Clio que, em preço, já atua no segmento". O modelo
custa a partir de R$ 24,1 mil. As informações são do jornal O Estado de
S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário