sexta-feira, 12 de abril de 2013

Solução ecológica para manter a casa limpa


Moderno é ser ecologicamente correto, até na hora da limpeza de casa. Em pleno século 21, receitas da época da vovó voltaram definitivamente à moda. Baratos, fáceis de usar e com ação bactericida, produtos naturais como limão, vinagre, bicarbonato de sódio, canela e gelo substituem o mágico multiuso e têm função dupla na hora da faxina: além de poderosos contra a sujeira, são sustentáveis.
Quaisquer produtos químicos – por menor que seja a concentração tóxica – agridem o meio ambiente e a saúde. “Pele e unhas maltratadas são a prova de que o composto prejudica nossa vida. Vamos imaginar tudo isso descartado no esgoto. Não tem como visualizar uma cena positiva”.
Uma solução ecológica para minimizar o estrago e manter o ambiente limpo é recorrer aos biodegradáveis. Dica útil para eliminar o bolor é usar o bicarbonato de sódio, que deve ser diluído em água e aplicado com uma bucha ou um pano. A mistura tem função de cândida e cloro e é excelente para limpar geladeira por dentro, já que elimina odores e não amarela as superfícies.
Para tirar ferrugem, limão e sal é uma composição natural perfeita e que cuida do planeta. Basta passar a mistura no local ou tecido enferrujados e colocar no sol para agir por alguns minutos. Depois de lavar com água abundante, a mancha simplesmente some. Por conta da acidez, o suco da fruta é capaz de dissolver até óleo, garante o biólogo.
Outra dica simples para eliminar mancha de roupas que entram em contato com peças de cor diferente durante a lavagem, é usar água gelada.  Também podemos usar gelo para retirar o chiclete do tecido. Ele endurece e sai facilmente da roupa.
‘TOP 10’ da faxina natural
Vinagre branco não serve exclusivamente para temperar salada, está no topo dos produtos naturais de maior utilidade na arte da limpeza doméstica. Agente esterilizador, serve para limpar as partes interna e externa de móveis, carpetes e é eficaz até como amaciante de roupas.
Aliado para a limpeza pesada, o produto é excelente desinfetante e é usado para tirar gordura e neutralizar odores, portanto, além de limpar o chão da cozinha, também pode ser utilizado para eliminar a sujeira de vidros, como janelas e box do banheiro, que fica constantemente em contato com a gordura do corpo.
“Limpa sem estragar o verniz dos móveis”. Além disso, o vinagre evita fungos, protege e renova os fios de tecidos, por isso é usado na limpeza de tapetes.
Para perfumar a casa, opções clássicas. Chá de canela em pó – que também serve para minimizar o odor após a fritura – e cravo espetado em laranjas cortadas em rodelas são verdadeiros aromatizantes.
Cascas de limão e laranja também funcionam, basta queimá-las em uma pequena panela para obter um aroma cítrico e muito agradável depois de toda a limpeza sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário