Maioria dos brasileiros (55%) precisam da opinião de
amigos e familiares sobre produtos e marcas na hora de realizar uma
compra. Enquanto 53% levam em consideração a opinião dos outros. Os
dados são da pesquisa realizada pela DraftFCB, em parceria com o IPG,
que analisou o Brasil, Estados Unidos, China, Índia e Alemanha.
O levantamento também revelou que 51% dos consumidores avaliam as
propagandas da marca na TV, jornais e internet antes de comprar um
produto, seguido pelo ato de observar as outras pessoas e ir a eventos
patrocinados pela marca, ambos com 49%.
Outro apontamento é que 89% dos consumidores brasileiros procuram
informações sobre os produtos após a compra. De acordo com o estudo,
esta seria uma característica comportamental onde o comprador busca
fatos e evidências para confirmar que fez uma boa escolha.
Perfil
A pesquisa traçou cinco perfis de consumidores, o primeiro é o obcecado por informações, que verificam todas as informações disponíveis de uma marca antes de decidir pela compra. No Brasil, 19% dos consumidores fazem parte deste perfil.
A pesquisa traçou cinco perfis de consumidores, o primeiro é o obcecado por informações, que verificam todas as informações disponíveis de uma marca antes de decidir pela compra. No Brasil, 19% dos consumidores fazem parte deste perfil.
O segundo, é o seletivo, que seleciona algumas categorias e conteúdos
para acessar e escolheros melhores para sua auto-estima e reputação, no
País são 14%. O terceiro, são classificados como funcionais, que
realizam buscas pela internet porque precisam e não porque gostam,
representando 19% dos consumidores.
O quarto perfil é o que mais tem representantes no País (36%), os
passivos, que não costumam realizar pesquisas, então optam por marcas
conhecidas ou conselhos de amigos e familiares para poder tomar uma
decisão rápida. O último perfil é do consumidor que odeia informações,
pois não consegue utilizá-las na hora de decidir algo. Dos brasileiros,
12% se encaixam no perfil.
Marca
O levantamento registrou que 49% dos brasileiros se importam com a reputação da marca. Porém fica atrás dos consumidores da China e da Índia, que registraram 54% e 53%, respectivamente. A pesquisa também mostrou que mais de 80% dos entrevistados de todos os países prestam atenção nas mensagens das marcas que eles já compraram.
O levantamento registrou que 49% dos brasileiros se importam com a reputação da marca. Porém fica atrás dos consumidores da China e da Índia, que registraram 54% e 53%, respectivamente. A pesquisa também mostrou que mais de 80% dos entrevistados de todos os países prestam atenção nas mensagens das marcas que eles já compraram.
Outro aspecto analisado na hora da compra é a experiência do
consumidor com a loja, para 43% dos brasileiros isso é importante para
tomar decisões. Nos estados Unidos, 48% dos compradores levam em conta a
experiência e 46% dos indianos fazem o mesmo.
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