quarta-feira, 3 de abril de 2013

Anvisa mantém suspensão de fabricação e venda de lotes de 25 sabores do AdeS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça-feira manter suspensa a fabricação, distribuição, comercialização e o consumo de todos os lotes de 25 sabores, das bebidas com soja da marca AdeS, embalagens de 1 litro e de 1,5 litro, com lotes iniciados por AG. Segundo a agência, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais informou que a fabricante do suco, a Unilever, precisa esclarecer algumas informações para que o relatório de inspeção sanitária possa ser concluído. A decisão de suspender a venda das bebidas foi divulgada em 18 de março.
A decisão da Agência é fundamentada em informação recebida pelo órgão sobre a inspeção sanitária, realizada pelas autoridades de Vigilância Sanitária de Minas Gerais e Pouso Alegre, na fábrica da empresa Unilever Brasil Industrial no referido município, afirmou a agência nesta terça-feira.
A suspensão se refere às embalagens de um litro dos sabores abacaxi, cereais com mel, chá verde com tangerina, chá verde com limão, chocolate clássico, chocolate com coco, frapê de coco, laranja, maçã, manga, maracujá, melão, morango, original, pêssego, shake morango, uva, vitamina banana, zero frapê de coco, zero laranja, zero maçã, zero original, zero pêssego, zero vitamina banana e zero uva. A medida atingiu ainda as embalagens promocionais de um litro (pague 900ml e ganhe outros 100ml) de laranja, uva e maçã. Também estão suspensas as vendas de 1,5 litro de maçã, uva, laranja e original. Todas as embalagens da série AG.
As informações que ainda precisam ser dadas pela Unilever são, de acordo com a Anvisa, de avaliações de processo de fabricação; contratação de supervisor para o processo; manutenção preventiva da máquina a cada três meses; treinamento para operadores de máquinas; controle de amostras do produto nos dias em que o suco com problemas foi envasado; monitoramento de recall dos produtos; e alteração dos critérios que determinam o início do processo de investigação pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor. A Anvisa aguarda que a empresa Unilever Brasil Industrial cumpra com todas as exigências expostas pelas autoridades sanitárias de Minas Gerais para que a Agência possa avaliar, novamente, o caso. Enquanto a Agência não tiver informações sobre a segurança dos produtos, por precaução e para proteger a saúde da população brasileira, os mesmos continuarão suspensos, afirmou a Anvisa.
Correções na fábrica já foram feitas, diz Unilever
No dia 18, a Anvisa publicou no "Diário Oficial" determinação para a suspensão da venda da bebida, uma semana depois de a empresa anunciar recall da bebida. A Unilever afirmou, na ocasião, que ocorreu um problema no processo de limpeza da linha de produção e, por 80 segundos, houve o envase de soda cáustica em 96 embalagens do suco de maçã Ades 1,5 litro.
Em nota, a Unilever reafirma que a fábrica de AdeS, em Pouso Alegre (MG), já foi visitada em duas ocasiões pelas autoridades "e todas as medidas corretivas solicitadas pela Secretaria Estadual de Saúde foram implementadas". A empresa diz, ainda, que as informações adicionais mencionadas no comunicado publicado pela Anvisa nesta terça-feira já foram esclarecidas.
Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário