Ovos de números iguais podem ter pesos e apresentações diferentes.
Tradição entre fabricantes pode confundir escolha do consumidor.
Tradição entre fabricantes pode confundir escolha do consumidor.
Se
na década de 1990, o número impresso nas embalagens dos ovos de Páscoa
era uma espécie de padronização de altura, hoje não passa de uma
tradição que alguns fabricantes mantêm – mas que pode confundir os
consumidores.
Com o passar dos anos e com a diversificação da produção das indústrias, os números perderam a utilidade. Hoje, as apresentações e os pesos de um ovo com mesmo número podem variar muito entre si: seja porque um tem mais recheio na casca ou porque outro vem com brinde dentro.
Com o passar dos anos e com a diversificação da produção das indústrias, os números perderam a utilidade. Hoje, as apresentações e os pesos de um ovo com mesmo número podem variar muito entre si: seja porque um tem mais recheio na casca ou porque outro vem com brinde dentro.
“Isso [uso de números] vem de
muito tempo. Antigamente, as empresas usavam os números para mostrar a
altura dos moldes. Nunca teve relação com o peso. As fábricas usam até
hoje mais por costume, não é nenhuma exigência do Inmetro, por exemplo”,
disse o vice-
presidente do setor de chocolates da Associação
Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e
Derivados (Abicab), Ubiracy Fonseca.
Por
isso, a orientação dos órgãos de defesa do consumidor é que o número do
ovo jamais seja considerado, mas sim o peso, que obrigatoriamente deve
estar estampado no produto. “Os números não informam absolutamente nada,
e o consumidor acaba sendo induzido ao erro ao achar que está levando
mais chocolate ao olhar para o número do ovo. Fizemos uma pesquisa há
uns três anos entre consumidores, nessa época de Páscoa. A conclusão foi
de que muitos ainda consideram o número do ovo na hora de comprar”,
disse Karina Alfano, gerente do Instituto de relacionamento do Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Se
quiser tirar a prova, basta que o consumidor vá até um supermercado e
compare as opções de ovos à venda. O G1 comparou o tamanho e o peso de
quatro ovos de Páscoa de marcas e fabricantes distintos, mas do mesmo
número: 15. A diferença de peso chega a 41%. Enquanto um ovo Serenata de
Amor, da Garoto, pesa 240 gramas, um Hot Wheels, da Lacta, com um
carrinho de brinde, tem 170 gramas.
Ovos mais caros
“Antes de comprar, além de descartar essa informação sobre os números, o consumidor deve ficar atento aos preços, que costumam ter uma variação muito grande dentro da mesma cidade”, alertou a gerente do Idec.
“Antes de comprar, além de descartar essa informação sobre os números, o consumidor deve ficar atento aos preços, que costumam ter uma variação muito grande dentro da mesma cidade”, alertou a gerente do Idec.
O
ovo de Páscoa está 6,42% mais caro este ano, na comparação com a
celebração do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada pela
Fundação Getulio Vargas (FGV. A alta supera a inflação acumulada pelo
Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV) entre março de 2012 e fevereiro
de 2013, que foi de 6,04%.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário