Transformar as relações de consumo em política de Estado. É esse o
objetivo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania. “A melhora nas
relações de consumo é um passo importante para a melhora das relações
sociais e projeção da cidadania”, afirma a presidente da república,
Dilma Rousseff.
Intenção é dignificar as relações de consumo e fortalecer os direitos
do consumidor.O Governo Federal anunciou hoje, no Dia do Consumidor, a
adoção da nova política pública de defesa do consumidor. Dentre as
medidas adotadas estão a integração entre os três poderes em prol do
monitoramento e garantia do funcionamento da legislação, obrigatoriedade
das empresas de oferecerem canais de comunicação para o consumidor e
informações nas operações financeiras de crédito e câmbio.
Além
disso, foi criado o Conselho da Câmara Nacional das Relações de Consumo,
que, contará com os ministérios da Justiça, Fazenda, Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior, Planejamento, Orçamento e Gestão e Casa
Civil. As questões da câmara terão agenda prioritária do Estado.
Fortalecimento dos Procons
Fortalecimento dos Procons
As
mudanças foram determinadas em função do volume da grande demanda de
reclamações e processos nos Procons e juizados especiais. De acordo com o
Ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, 70% dos processos em trâmite
nos Juizados de Pequenas Causas estão relacionados a problemas de
consumo.
O governo está empenhado em fortalecer os Procons e
transformar em títulos executivos os acordos realizados nestes órgãos, a
fim de eliminar custos judiciais desnecessários. O ministro da justiça
exemplificou dizendo que os custos com isso são maiores que o
necessário, um caso de valor real de R$ 300, por exemplo, pode gerar um
custo de R$ 1000 quando tratado em juizado especial.
Bancos, crédito e câmbio
Bancos, crédito e câmbio
Os
bancos deverão passar a informar os custos das tarifas bancárias
individuais e dos pacotes. As operações de crédito e câmbio também
ganharão regras especiais, com valores e taxas detalhadamente
discriminados e porcentagem de juros. Para as operações cambiais, deverá
ser informado o custo efetivo total nas operações de câmbio.
Telecomunicações
Telecomunicações
A
Anatel também coloca hoje em vigor uma consulta pública que
regulamentará o atendimento, cobrança e oferta de serviços ao
consumidor. A consulta visa a regulamentação de pacotes e serviços, com
mecanismos de comparação entre os pacotes, melhoria do atendimento, bem
como o combate à venda casada, muito comum dentre as teles.
Pós venda e assistência técnica
Pós venda e assistência técnica
O
pós-venda é um dos problemas que ganhará regulamentação. Em até 30 dias
o Conselho da Câmara Nacional das Relações de Consumo deverá divulgar
uma lista de produtos essenciais cujo defeito deve ser solucionado na
hora. e uma lista de procedimentos que o consumidor pode tomar.
Desigual
territorialmente os serviços de assistência técnica, sobretudo no
norte, nordeste e centro oeste; carência sensível, palpável e que
compromete a qualidade no consumo daquelas populações. Segundo a
presidente Dilma Rousseff, estes são problemas típicos da expansão
econômica atual e aumento no consumo, mas traz muitas dificuldades para o
consumidor. “Para solucionar problemas básicos, o consumidor passa por
problemas bastante significativos e que atingem sua condição de
consumidor de uma forma que a anula”, diz a presidente. É importante,
segundo a presidente da república, que o Brasil tenha uma rede
regionalizada de assistências técnicas. “É um passo essencial e que gera
também oportunidades para as empresas e os trabalhadores, portanto, é
algo importantíssimo e que melhorará a expansão das vendas e a qualidade
da relação entre consumidores, empresários e produtores”, afirma.
Estado deve ser o melhor provedor de serviços
Estado deve ser o melhor provedor de serviços
Dilma
destaca que o objetivo do Plano é proteger o cidadão e defender o
consumidor, também em relação ao Estado. "O Estado tem que ser o melhor
provedor de serviços e tem que ser cobrado". Ela reitera a importância
que deverá ser dada ao cumprimento de prazos e metas.
Agências reguladoras
Agências reguladoras
A
melhoria da fiscalização e da qualidade dos serviços regulados também
foi apontada como prioridade. Para que isso aconteça, o governo buscará o
fortalecimento das agências reguladoras, para que atuem de forma
preventiva, a fim de assegurar a qualidade.
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